Setecidades Titulo Modelo inédito
USCS inaugura colégio universitário para estudantes do ensino médio

Unidade deve ser utilizada como projeto piloto no Estado de São Paulo e atenderá cerca de 800 alunos

Daniel Macário
Do Diário do Grande ABC
31/01/2019 | 19:49
Compartilhar notícia
Celso Luiz/DGABC


Aproximadamente 2.000 pessoas acompanham na noite desta quinta-feira a inauguração do Colégio Universitário da USCS (Universidade Municipal de São Caetano) Paulo Renato Souza, que em modelo inédito na região amplia a atuação de uma instituição de ensino superior para o ensino médio.

A unidade que deve ser utilizada como projeto piloto em todo o Estado de São Paulo atenderá cerca de 800 alunos, no bairro Santo Antônio, em São Caetano, onde hoje está sediada o campus Conceição.

Neste primeiro ano letivo, serão abertas 27 turmas, todas com, no máximo, 30 estudantes cada. Serão 19 salas do 1º ano, cinco para o 2º ano e três de 3º ano.

Estudantes terão à disposição na estrutura da universidade espaços como biblioteca, laboratórios de engenharia, informática, e de tecnologias, além de estúdio de TV e duas quadras poliesportivas.

Os professores poderão utilizar ainda toda a infraestrutura da USCS ofertadas nos campus Barcelona e Centro, para o desenvolvimento de projetos e atividades extra-classe.

“Ao inaugurar essa unidade estamos deixando um modelo de sistema de educação que sem sombra de dúvida será expandido para demais localidades de todo o Brasil”, disse em seu discurso o prefeito José Auricchio Júnior (PSDB).

Hoje, na inauguração da unidade, foi apresentado aos estudantes os kits de uniforme escolar e material didático que serão utilizados no colégio.

Dentre as novidades trazidas pela instituição para aplicação dos conteúdos está a plataforma online Vereda Digital, onde alunos terão acesso virtual a simulados do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), exercícios variados e materiais complementares das disciplinas.

Com diretrizes elaboradas de acordo com a BNCC (Base Nacional Comum Curricular), aprovada no ano passado pela União, o colégio trará metodologias ativas que dão protagonismo ao aluno, com desenvolvimento de projetos e atividades extracurriculares, conforme explica a diretora da unidade, Rosemary Leonovos Verrone. “É um sistema que permite a aproximação do ensino médio com o ensino superior”. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;