Economia Titulo
Loyola diz que não adoção do Proer seria irresponsabilidade
Do Diário OnLine
27/09/2001 | 16:26
Compartilhar notícia


O ex-presidente do Banco Central Gustavo Loyola afirmou nesta quinta-feira que o Programa de Estímulo à reestruturação e ao Fortalecimento do Sistema Financeiro Nacional (Proer) teve como objetivo impedir a falência dos bancos privados. Segundo ele, esta foi a melhor alternativa para impedir a quebra do sistema financeiro nacional. "Não adotar o programa seria uma irresponsabilidade", disse em depoimento à CPI do Proer.

Loyola insistiu na existência de riso sistêmico e defendeu a ação do Banco Central. Segundo ele, uma avaliação diferente do Proer só seria possível se o BC tivesse optado por verificar se as instituições iriam ou não quebrar.

Segundo o ex-presidente do BC, o custo do Proer foi um dos mais baixos em relação a programas semelhantes adotados por outros países. Embora tenha afirmado que é necessário aguardar o fim do plano, Loyola estima que o custo total do Proer deve ser entre 1% e 1,5 % do Produto Interno Bruto (PIB).




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;