Cultura & Lazer Titulo Sugestão
Museus do Estado têm visita virtual

Além de ver acervo, é possível ‘passear’ pelos corredores de alguns aparelhos culturais

Vinícius Castelli
17/01/2019 | 07:00
Compartilhar notícia


Conhecer um museu é experiência que enriquece. E é possível fazer isso em vários aparelhos do governo do Estado de São Paulo sem que o público saia de casa. O passeio pode ser realizado de maneira gratuita e virtualmente. 

Alguns dos espaços ficam na Capital e outros estão espalhados por diferentes cidades, caso do Museu do Café, situado em Santos, onde funcionava a antiga Bolsa Oficial de Café. Por meio do site do local (www.museudocafe.org.br), é possível realizar visita por detalhes do Salão do Pregão. O tour ainda apresenta três telas do pintor brasileiro Benedicto Calixto (1853-1927) e o vitral A Epopeia dos Bandeirantes.

O Museu da Imigração (www.museudaimigracao.org.br), no bairro da Mooca, em São Paulo, também conta com essa possibilidade. A passagem por corredores e salas ocorre por meio do link Faça um Tour Virtual, que dá acesso aos cerca de 12 mil itens guardados no endereço. É possível conferir exposições temporárias que passaram pelo local.

Ainda em reconstrução após ter sido atingido por incêndio de grandes proporções em 2015, o Museu da Língua Portuguesa (www.museudalinguaportuguesa.org.br), existente nas instalações da Estação Luz, permite que os internautas relembrem algumas mostras que passaram por ali antes da tragédia, a exemplo de as populares Essa Sala É Uma Piada! e Cazuza – Mostra Sua Cara. A cobertura destruída foi reformada em julho, mas a previsão é de que as portas sejam reabertas para visitas no segundo semestre.

Outro ponto turístico da Capital que merece atenção especial é o Museu de Arte Sacra (www.museuartesacra.org.br). Localizado na região da Luz, ele permite passeio on-line a parte do acervo com pinturas e estátuas com temática religiosa. Mais informações sobre esse tipo de passeio estão no site do governo do Estado (www.cultura.sp.gov.br).
 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;