Economia Titulo
Maioria dos pisos em 2006 não ultrapassou 1,5 salário mínimo
Da Agência Brasil
26/04/2007 | 16:50
Compartilhar notícia


Mais de 70% dos valores estabelecidos como piso salarial em 2006 não ultrapassaram 1,5 salário mínimo e pouco mais da metade ficou na faixa entre 1 e 1,25 salário mínimo. Os dados foram divulgados nesta quinta-feira pelo Dieese (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos).

A pesquisa considerou o piso salarial estabelecido em 452 negociações realizadas no ano passado, entre entidades de trabalhadores e representantes patronais. Destas, 149 unidades registraram, em dezembro, pisos salariais inferiores ao valor estipulado para o salário mínimo - 63 delas têm data-base entre janeiro e abril e as outras 86 ainda vão negociar seus instrumentos normativos no decorrer do ano.

De acordo com o balanço, em 2006 houve maior aproximação entre os valores dos pisos negociados e o do salário mínimo oficial. Em 2004 e 2005, um quarto das informações analisadas correspondia a até 1,25 salário mínimo e a metade equivalia a até 1,5 salário mínimo.

O Dieese atribui esse comportamento à evolução do salário mínimo oficial, sobre o qual têm sido aplicados aumentos reais significativos, que elevaram seu poder de compra em proporção maior do que a verificada entre os pisos salariais.

A pesquisa apontou que em 2004 e 2005 o salário mínimo obteve ganhos de 8,23% e 13,04%, respectivamente, com a média dos pisos salariais valendo pouco mais de 1,7 salário mínimo no período. Em 2006, a média dos pisos salariais passou a quase 1,5 salário mínimo.

Na distribuição dos pisos salariais por faixa de salários mínimos por setores de atividade econômica, a situação mais favorável foi observada no setor de serviços, que reúne atividades como comunicação, saúde e educação, onde 40% dos pisos superaram o valor entre 1 e 1,5 salário mínimo.

No setor do comércio, 90% dos pisos salariais analisados corresponderam a 1,5 salário mínimo e cerca de 60% foram menores que 1,25 salário mínimo. Na indústria, 25% dos pisos analisados superaram a faixa de 1 a 1,5 salário mínimo.

O setor rural concentrou a maior proporção de pisos mais próximos do salário mínimo nacional. Nove em cada dez pisos estiveram situados entre 1 e 1,25 salário mínimo.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;