Economia Titulo
Governo pede que TAM pare com demissões; Cade aprova cortes
Do Diário OnLine
Com Agência Brasil
02/04/2003 | 21:47
Compartilhar notícia


O governo federal solicitou que a TAM suspenda por 30 dias as demissões de 473 funcionários, anunciadas na sexta-feira passada. A companhia aérea informou que pode atender ao pedido, mas apenas para as dispensas que ainda não foram efetivadas, cerca de 90.

Segundo o Sindicato Nacional dos Aeronautas, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, além dos ministros Antônio Palocci (Fazenda), José Dirceu (Casa Civil), Dilma Roussef (Minas e Energia) e José Viegas (Defesa) estiveram reunidos na noite de terça para discutir medidas que segurassem o corte.

Cade - Na contramão do pedido do governo, o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) aprovou nesta quarta-feira as demissões feitas pela TAM. Os cortes foram divulgados depois da companhia aérea anunciar um prejuízo líquido de R$ 605,7 milhões em 2002.

Pelo acordo entre a TAM e a Varig com o Cade para a fusão, nenhuma das duas empresas poderia demitir funcionários, a menos que os cortes estivessem programados antes da operação.

O relator do processo, conselheiro Ronaldo Macedo, considerou que as demissões não comprometem o Acordo de Preservação de Reversibilidade da Operação, firmado em 26 de março deste ano.

Macedo considerou os argumentos da empresa que, segundo ele, já identificara a necessidade de serem tomadas medidas de reestruturação, inclusive a demissão de funcionários. Ele determinou que a TAM informe em cinco dias quais os cargos em que houveram cortes.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;