Política Titulo Alto escalão
Governo acerta mudança e vai anunciar Cicote no Semasa

Diante de acordo com prefeito, vereador de Sto.André assumirá posto no início de janeiro

Fábio Martins
Do Diário do Grande ABC
22/12/2018 | 07:30
Compartilhar notícia
Nario Barbosa/DGABC


O prefeito de Santo André, Paulo Serra (PSDB), acertou a ida do presidente da Câmara andreense, vereador Almir Cicote (Avante), para o comando do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), dentro do plano de mudanças no alto escalão. Segundo fontes ligadas ao Paço, o acordo já está sacramentado entre as partes, restando apenas detalhes. Conforme relatos de integrantes do governo, o parlamentar deve assumir o posto de superintendente da autarquia na primeira quinzena de janeiro.

Paulo Serra tem admitido alterações no secretariado, tendo em vista projeto de reeleição no pleito de 2020. Neste contexto, a movimentação de Cicote é tida como concretizada, somando-se a outras três ou quatro trocas pontuais. Dirigente do Legislativo, o vereador será anunciado para o cargo hoje ocupado por Ricardo Kondratovich, que tende a ficar de adjunto do Semasa, função que desempenhou no primeiro ano da administração tucana. No período, o atual secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Ajan Marques, era quem geria a autarquia andreense.

Cicote era cotado a integrar o primeiro escalão desde o começo da gestão. Ele está no terceiro mandato na Câmara e tem histórico de proximidade pessoal com o prefeito. Disputou também duas eleições a deputado estadual, sem sucesso. Na empreitada de outubro, com o apoio do Paço, o parlamentar conquistou 25.054 votos, insuficientes para assegurar cadeira na Assembleia Legislativa. Depois de pequeno hiato a partir do resultado do pleito, as conversas foram retomadas e houve avanço nas tratativas, situação que será efetivada com o fim de sua gestão à frente da mesa diretora da Casa. O cenário indica adesão política ao projeto tucano daqui dois anos.

Outra modificação no radar do Paço, de acordo com informações, continua em torno da Educação, gerida pela ex-vice-prefeita Dinah Zekcer (PTB). Existem setores ainda insatisfeitos com a condução da área, o que tem gerado certo desgaste interno. Segundo relatos, a ex-adjunta da Pasta em Santo André e número dois no governo do Estado, Cleide Bochixio, foi novamente sondada para retornar à secretaria na cidade, mas as conversas sobre a repatriação – ela foi titular no governo Aidan Ravin (Podemos) – não prosperaram ao ajuste.

Após conversas adiantadas pós-processo eleitoral, o resgate do ex-vereador Ailton Lima (PSD) ao governo também esfriou. Ele era cogitado a gerir Mobilidade Urbana ou Manutenção e Serviços Urbanos. A segunda Pasta, inclusive, pode ter a efetivação de Vitor Mazzeti, então adjunto de Carlos Bianchin, que deixou o governo no desfecho de novembro. Com a saída do integrante da cúpula do Paço, Mazzeti tem sido citado, nos bastidores, para permanecer no cargo, considerado peça-chave nos dois últimos anos do mandato.
 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;