Cultura & Lazer Titulo
As Panteras voltam ao trabalho
Rosana Costa
Da Redaçao
11/12/1999 | 16:27
Compartilhar notícia


A Columbia Pictures anunciou o início das filmagens de Charlie's Angel, fita baseada no seriado homônimo, um dos mais famosos do fim dos anos 70, e que, no Brasil, foi batizado As Panteras. O anúncio do filme, feito há alguns meses, mexeu com a memória de quem viu - e viveu - a série a partir de 1977, ano em que As Panteras chegou à TV brasileira, exibida pela Rede Globo (nos Estados Unidos, o seriado havia estreado em 1976). Viveu, no caso, porque As Panteras tornou-se quase um fenômeno comportamental por aqui. As três personagens, Jill, Sabrina e Kelly (interpretadas pelas atrizes Farrah Fawcett, Kate Jackson e Jaclyn Smith, respectivamente) eram independentes, inteligentes, destemidas e bonitas, muito bonitas.

Na versao para o cinema, as três atrizes que interpretarao as detetives sao: Cameron Diaz, Drew Barrymore e Lucy Liu. Os nomes das personagens foram trocados, e pelo que anunciaram os estúdios, cada uma terá um perfil marcante: Natalie (Cameron) será a intelectual, uma espécie de cérebro do grupo; Dylan (Drew) fará a durona; e Alex (Lucy) a mais bem informada tecnologicamente.

Das três, Cameron é a que possui a carreira mais bem-sucedida. Costuma se dar bem em papéis que exigem certa dose de humor. Já Drew ainda é muito conhecida como a menininha de ET que se envolveu com drogas prematuramente, algo bem injusto. Ela tem tentado provar que suas qualidades vao além também do sobrenome - os Barrymore têm relativa importância na história de Hollywood. Lucy, última atriz a ser escolhida, é mais conhecida do público por sua participaçao no seriado Ally McBeal - ela ganhou o Emmy de melhor atriz coadjuvante este ano.

Apesar de o elenco parecer afinado, os fas têm motivos para temer esta versao no cinema. Muito porque nos últimos tempos nao se tem notícia de nenhum trabalho muito fiel ao que se via na TV.

Os temores só poderao ser dissipados (ou confirmados) no fim de 2000 - a previsao para a estréia nos EUA é novembro do ano que vem. Até lá, o que se prevê é um revival do `jeito pantera de ser'. Os editoriais de revistas de moda norte-americanas saíram na frente, exibindo modelos inspirados no trio de detetives - afinal, elas criaram moda mesmo.

As Panteras estreou levando a assinatura daquele que se tornaria uma espécie de papa do seriado de TV, Aaron Spelling - responsável também por Casal 20, Melrose Place e Barrados no Baile. Os capítulos seguiam um roteiro básico: as três detetives, contratadas pela agência de Townsend, recebiam uma missao e a cumpriam, com sucesso. Nao conheciam o patrao - o tal Charlie do título original -, que só aparecia de costas, acompanhado de belas mulheres. O chefe direto era John Bosley, tipo bonachao vivido por David Doyle, que nao colocava a mao na massa.

Em princípio, havia uma certa hierarquia entre as panteras: Sabrina seria a cabeça do trio - a atriz Kate Jackson, inclusive, ganhava mais do que Farrah e Jaclyn. Mas ela era tao durona que acabou perdendo espaço para as outras personagens. Jill/Farrah era a loura fantástica, meio emocional; e Kelly/Jaclyn a morena doce, de olhar romântico.

O seriado ficou no ar até 1981, com substituiçoes no elenco. Farrah saiu logo no primeiro ano, mas sua carreira como atriz nao decolou. Em 1995, quando fez 50 anos, posou para a Playboy norte-americana e foi um sucesso. Jaclyn se mantém belíssima, o que ainda lhe garante um contrato com uma grande marca de cosméticos; e Kate, que ficou afastada durante os anos 80 em decorrência de um câncer de mama, voltou à ativa e tem trabalhado no cinema e na TV.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;