Internacional Titulo
Novo ciclo solar preocupa astrônomos
Do Diário do Grande ABC
01/06/1999 | 11:53
Compartilhar notícia


O bug do milênio nos computadores nao é o único problema que a tecnologia terá que enfrentar em 1 de janeiro próximo. Os astrônomos também têm preocupaçoes próprias com um novo ciclo solar que se aproxima. Em janeiro, o Sol entrará na fase mais turbulenta e intensa de seu ciclo de onze anos.

As explosoes de energia do Sol poderao afetar as comunicaçoes dos telefones celulares. Os avioes e navios que dependem dos satélites para orientaçao poderao ter que apelar para os antigos mapas. Também os astronautas que realizam caminhadas espaciais podem enfrentar riscos, segundo relatórios apresentados ontem na reuniao da Sociedade Americana de Astronomia.

Usando novas tecnologias, os pesquisadores antecipam que o ciclo do Sol culminará entre janeiro e abril. Acredita-se que será um período de intensas explosoes solares, que podem equivaler a um milhao de bombas de hidrogênio de 100 megatons. As ondas de energia solar podem causar apagoes, interromper algumas comunicaçoes de rádio e produzir ``comandos fantasmas' capazes de desviar os satélites de suas órbitas.

A advertência, porém, é acompanhada de um esclarecimento tranqüilizador. Nao se espera que o ciclo solar seja tao intenso como outros no passado e, por outro lado, haverá uma certa proteçao prévia graças a um satélite do governo americano que detectará as explosoes de energia solar com uma hora de antecedência, disse JoAnn Joselyn, da Agência Nacional Oceânica e Atmosférica.

Essa previsao, divulgada pela Internet e transmitida por meio de um sistema especial, dará às empresas de energia elétrica tempo para alinhar seus circuitos de modo a reduzir ao mínimo os possíveis danos por um aumento súbito da potência, disse ela. Os operadores de satélites poderao se preparar para enviar sinais de correçao às naves em órbita.

Os cientistas descobriram 23 ciclos solares usando instrumentos modernos e mediçoes históricas. Mas o ciclo atual pode ser o mais nocivo de todos por causa da vulnerabilidade da atual tecnologia das comunicaçoes, que nunca foi exposta à atividade solar máxima, disse Joselyn. Segundo ela, os telefones celulares sao vulneráveis porque usam a ionosfera - regiao de gases com carga elétrica - para enviar sinais de rádio. As explosoes solares podem perturbar a ionosfera.

Alguns telefones celulares dependem de satélites, que também podem ter problemas. As explosoes solares podem provocar a suspensao do ar quente da superfície terrestre e puxar alguns satélites para órbitas mais baixas. Também a navegaçao marítima e aérea depende em grane medida do sistema de Satélites de Localizaçao Mundial (GPS), que utiliza uma frota de satélites passíveis de serem afetados pelo Sol, disse Joselyen.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;