Internacional Titulo
Prisioneiro sul-coreano foge da Coréia do Norte depois de 55 anos
Da AFP
24/06/2008 | 10:25
Compartilhar notícia


Um prisioneiro de guerra sul-coreano conseguiu fugir da Coréia do Norte, onde estava detido há 55 anos, e espera em outro país para retornar a Coréia do Sul, anunciou um sul-coreano que organizou a fuga.

O homem, 78 anos, fugiu da Coréia do Norte em 14 de junho e está em um consulado sul-coreano, segundo Choi Sung-Yong. Ele foi capturado por militares norte-coreanos em 1953, depois de ter sido ferido a tiros.

"Trabalhou como mineiro. Fugiu sozinho pela China, deixando a mulher e os filhos", disse Choi, que já organizou 10 fugas de norte-coreanos. Segundo dados oficiais, 485 sul-coreanos, em especial pescadores, foram capturados durante a Guerra Fria, depois da Guerra da Coréia (1950-53).

Além disso, mais de 500 prisioneiros de guerra nunca foram devolvidos a Seul. O regime de Pyongyang nega manter sul-coreanos em seu território contra a vontade dos mesmos.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;