Internacional Titulo
Calor faz 50 mortos na região de Paris e 19 na Espanha
Do Diário OnLine
Com AFP
10/08/2003 | 17:54
Compartilhar notícia


A Europa entra na segunda semana de calor intenso, que já deixou 50 mortos na região de Paris e 19 vítimas na Espanha, nos últimos quatro dias. Este domingo marcou o recorde histórico de temperatura na Grã-Bretanha, com 37,9 graus Celsius no aeroporto londrino de Heathrow.

"É oficial. É um dia recorde na história da Grã-Bretanha e as temperaturas continuam aumentando", declarou um funcionário do centro de meteorologia nacional da Inglaterra.

O calor sufocante, agravado pela seca, contribuiu para a propagação de uma série de incêndios devastadores no sul do continente, que causaram 15 mortes em Portugal.

O Papa João Paulo II rezou neste domingo pelas vítimas dos incêndios durante a oração do Angelus em Castelgandolfo, a residência de verão do vaticano.

"Trata-se de uma situação preocupante, causada pela persistente seca, e que também pode ser atribuída aos homens, que põem em risco o patrimônio ambiental, um bem pertencente a toda a humanidade", discursou o papa. "Convido-os a se unirem em oração pelas vítimas dessa calamidade e peço a todos que rezem com fervor ao Senhor para que dê à terra sedenta o frescor da chuva."

Na França, mais de 700 bombeiros lutavam contra as chamas neste domingo, tentando controlar um incêndio que já destruiu 1.600 hectares de florestas em sete dias perto de Nice (sudeste), enquanto outros focos causam estragos no sul e na ilha mediterrânea de Córsega.

As autoridades portuguesas avaliaram em pelo menos 925 milhões de euros (US$ 1,05 bilhão) o montante dos danos causados pelos incêndios no país desde o final de julho. Vinte focos de incêndio continuavam ativos neste domingo na Itália.

Na Croácia, que sofre a pior seca dos últimos 50 anos, as autoridades lutavam contra um incêndio que se propaga no parque nacional de Paklenica (centro). Na Romênia, outro incêndio destruiu 600 hectares de canaviais no delta do Danubio.

Os prejuízos econômicos causados pelo calor são muito elevados. Na Espanha, o setor agrícola registrou perdas avaliadas em 800 milhões de euros (aproximadamente a mesma quantidade em dólares), segundo um informe publicado domingo.

Curiosamente, a canícula trouxe sorte a numerosos britânicos que conseguiram muito dinheiro apostando que as temperaturas superariam os 37,9 graus domingo.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;