Setecidades Titulo
Urbanização dá ‘saúde’ à V. do Bosque
Fabio Berlinga
Do Diário do Grande ABC
12/02/2007 | 23:26
Compartilhar notícia


Dentro de um mês devem ser concluídas as obras de urbanização da Vila do Bosque, região do Batistini, em São Bernardo. A reforma, que começou em setembro de 2006, vai atender cerca de 6 mil pessoas, que conviviam com esgoto a céu aberto, ruas de terra e entulho acumulado pelas vias. A preocupação, além da qualidade de vida da população, foi ecológica, já que a vila está em área de mananciais.

As duas principais ruas do bairro, Alameda das Paineiras (antiga rua Beira Rio) e parte da Sante Batistini, foram pavimentadas com asfalto ecológico, feito de material mais poroso, que permite melhor absorção da água das chuvas, para que ela abasteça o lençol freático. As demais foram cobertas por bloquetes, material que também facilita o escoamento da água. As vias também receberam sarjetas, guias e drenagem.

“Quando chovia, sofríamos com barro que entrava nas casas. Na época de seca, atacava a bronquite das crianças, por causa da poeira. Nem ônibus chegava até aqui”, conta a artesã Rosemeire Pereira, 39 anos, moradora da alameda Paineiras há oito anos.

O líder comunitário do bairro Pedro Antônio de Oliveira, 63, afirma que o maior benefício da reforma foi em relação à saúde. Ele conta que, desde que começaram as intervenções no local, a UBS (Unidade Básica de Saúde) da vila tem recebido menos casos de doenças causadas pela falta de infra-estrutura.

“Aqui toda família tem inalador para aliviar crises de asma, bronquite. As crianças viviam com infecções por causa do contato com o esgoto, que corria a céu aberto. Esses casos vêm diminuindo”, relata.

Faltam ainda plantio de árvores, construção de uma praça e passeio na alameda Paineiras. As ruas ainda não tem iluminação pública. Falta planejamento entre a Secretaria de Obras e a Eletropaulo.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;