Internacional Titulo
Iraque vincula inspeção a suspensão de embargo
Das Agências
08/08/2002 | 01:43
Compartilhar notícia


O ministro iraquiano das Relações Exteriores, Naji Sabri, vinculou na quarta-feira o retorno ao país dos inspetores da ONU para o desarmamento do Iraque à suspensão do embargo aplicado ao Iraque há 12 anos.

Sabri explicou, em entrevista concedida à rádio BBC, em Bagdá, que o Iraque aceitaria o retorno dos especialistas da ONU, sob a condição da suspensão do embargo e do respeito à segurança nacional.

Aceitar a volta dos especialistas sem condições significaria para o Iraque voltar "ao campo minado político da última década, quando os inspetores da ONU estiveram presentes no país". Segundo ele, essas pessoas forneciam informação aos EUA e à Grã-Bretanha.

O chefe da diplomacia iraquiana agregou que nenhuma pressão de parte de Washington e Londres sobre a volta dos especialistas seria tolerada pelo Iraque. Bagdá não tem por que receber "ordens" desses países, agregou, revelando que o Iraque se defenderá em caso de ataque.

Naji Sabri finalmente negou as suspeitas de que o Iraque produz armas de destruição massiva. "É mentira", exclamou. "Que país da região se queixa de que o Iraque representa uma ameaça? Nós temos relações normais com a maior parte de nossos vizinhos", afirmou.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;