Política Titulo
Teste do pezinho ainda repercute
Mark Ribeiro
Do Diário do Grande ABC
27/02/2010 | 08:41
Compartilhar notícia


O clima esquentou ontem na Câmara de São Caetano. Em audiência pública para a prestação de contas da Secretaria da Saúde do município, o vereador Jorge Salgado (PTB) voltou a questionar a posição da Pasta no caso do teste do pezinho, que deixou de ser realizado na Apae (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) e passou para a Unicamp (Universidade de Campinas), até que a Prefeitura disponibilize um centro de referência pós-natal.

Enquanto a secretária Helaine Balieiro explanava sobre as ações promovidas na Saúde são-caetanense no quarto trimestre de 2009, o petebista, comandante da Apae, acusava a titular da Pasta de querer "banir o terceiro setor de São Caetano e de tentar acabar com uma instituição de 45 anos", responsabilizando Helaine pelo descredenciamento da Apae para realizar o exame.

"Não vou permitir que façam política em cima da Apae, principalmente esta política porca", esbravejou Salgado. Irritado com o caso, o vereador foi além, ao recordar declaração da secretária. "Ela mentiu ao dizer que a Apae realiza exames para hospitais particulares. Agora terá de provar na Justiça."

Por sua vez, a titular da Saúde contemporizou. "A transferência do teste do pezinho não foi uma decisão individual e, sim, uma determinação judicial, que obriga a rede pública de Saúde a realizar a terceira fase do exame" informou. A terceira fase do teste do pezinho identifica a fibrose cística, uma das principais causas da mortalidade infantil.

Em maio, a Prefeitura de São Caetano recebeu intimação do Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado) pela suspeita de irregularidades na prestação do serviço (teste do pezinho) pela Apae. Diante deste cenário, iniciou auditoria (classificada por Balieiro como orientativa) sobre os contratos da instituição dirigida por Salgado.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;