Internacional Titulo
Primeiro americano morto no Iraque foi menino de rua
Da AFP
27/03/2003 | 16:15
Compartilhar notícia


José Antonio Gutiérrez, 22 anos, considerado o primeiro soldado norte-americano morto no Iraque, foi um menino de rua na cidade de Guatemala, residente dos programas de assistência da Casa Aliança, afirmou nesta quinta-feira a organização humanitária.

Gutiérrez foi morto na sexta passada, quando fazia parte do Segundo Batalhão das Forças Expedicionárias da Primeira Divisão da Marinha dos EUA, que lutavam na cidade de Umm Qasr (sul do Iraque).

Segundo um comunicado da Casa Aliança, Gutiérrez se incorporou aos programas da organização humanitária em meados dos anos 80, após a morte de seus pais. Estudou arquitetura na Escola Técnica de Engenharia e Arquitetura na cidade de Guatemala.

Em 1997 foi para os Estados Unidos, onde foi detido pelo Serviço de Imigração e Naturalização (SIN). Mais tarde, ele obteve o direito de asilo e foi criado por uma família no sul da Califórnia. Gutiérrez se alistou na Marinha dos EUA no dia 25 de março de 2002.

Estima-se que, a cada ano, cerca de 50 mil crianças viajam sozinhas dos países da América Central e do México aos EUA.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;