Política Titulo
ESPECIAL LULA: o amigo educador Paulo Freire
Do Diário do Grande ABC
27/10/2002 | 21:31
Compartilhar notícia


Carta inédita de Paulo Freire para Lula Nita Freire, esposa do educador Paulo Freire, enviou correspondência para Luiz Inácio Lula da Silva em que reproduz uma carta inédita escrita há quase 13 anos. Nascido em Recife, Paulo Freire foi um dos fundadores do PT. Morreu em 1997. O texto da carta a Lula permanece atual. Leia, a seguir, a íntegra desse documento e da carta de Nita Freire a Lula.

São Paulo,
21 de dezembro de 1989
Meu caro Lula,

Gostaria de fazer chegar a você meu abraço fraterno e, com ele, palavras de companheiro, carregadas de um muito obrigado pela força, pela coragem, pela dedicação com que você lutou pela democracia e pelos interesses maiores de nossa luta.

Valeu a pena viver o tempo que já vivi para ver um filho do povo enfrentando a mentira, o engodo, a farsa, engajado na reivindicação de nosso país, “sem medo de ser feliz”.

Para você e Marisa, o carinho de Nita e meu.

Paulo Freire
São Paulo,
19 de setembro de 2002

Lula
Guardo e arquivo com o maior carinho e cuidado todos os manuscritos de Paulo: os tenho como preciosidades, que, na verdade, os são. Entendo, entretanto, que há exceções. Hoje estou lhe remetendo um original dele e me contentando com a cópia. A forma bonita, sincera e simples com que ele lhe escreveu esta carta (bilhete?) possivelmente querendo consolá-lo pela derrota de 1989, traz também a sua postura de humildade e profundo respeito por você: considerou não dever enviá-la. Poderia magoá-lo! Considerei que agora é chegada a hora de entregá-la: ainda há tempo dela, marcando a presença de Paulo, servir a sua campanha, se assim o desejar. Certamente uma coisa ele acrescentaria nesta carta datada de 21/12/1989, se a escrevesse hoje: “Valeu a pena viver o tempo que já vivi para ver um filho do povo governando para o povo também este maravilhoso país que é de todos e todas nós e não somente de alguns poucos.”

Com o meu abraço, Nita Freire.

P.S. Paulo nasceu em 19 de setembro de 1921, faria, portanto, em 2002, 81 anos de idade, de sabedoria e de compromisso. Nita




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;