Internacional Titulo
Japão determina revisão de aviões após incêndio de Boeing
Da AFP
21/08/2007 | 20:31
Compartilhar notícia


As companhias aéreas japonesas efetuaram nesta terça-feira revisões de emergência em parte de sua frota, depois do incêndio espetacular de um Boeing 737 de Taiwan em Okinawa.

O ministério dos Transportes de Tóquio pediu a Japan Airlines, a All Nippon Airways e à pequena companhia Skymark Airlines que verificassem um total de 23 aviões.

Os modelos em questão são os Boeing 737-800 equipados com o mesmo tipo de turbina que pegou fogo nesta segunda-feira, destruindo completamente um avião da China Airlines logo após o pouso em Naha, no arquipélago de Okinawa.

O avião tinha turbinas CFM56-7B da CFM International, que reúne a francesa Snecma Moteurs e a americana GE (General Electric). As três companhias japonesas executaram as revisões pedidas e informaram que não foi encontrado qualquer problema em seus aparelhos.

Acidente - Os 157 passageiros e oito membros da tripulação do Boeing de Taiwan sobreviveram milagrosamente ao acidente. Uma das turbinas pegou fogo alguns minutos após a aterrissagem e explodiu segundos após o último ocupante do avião ter sido evacuado pelos tobogãs de emergência. A carcaça carbonizada do avião, dividido em dois, permanecia nesta terça-feira no aeroporto.

Cerca de 40 inspetores da polícia de Okinawa e do ministério dos Transportes iniciaram uma investigação sobre as causas do acidente, auxiliados por especialistas de Taiwan e engenheiros da Boeing. Um técnico do aeroporto citado pela imprensa local afirmou ter observado um vazamento de combustível perto de uma turbina pouco antes da explosão.

O dono da China Airlines, Chao Kuo-Shuai, foi a Okinawa para reconfortar os passageiros.  "Peço-lhes perdão do fundo do coração", afirmou ele aos passageiros, a maioria turistas formosinos em visita ao Japão, oferecendo a cada um US$ 100 a título de ajuda.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;