Setecidades Titulo
Viaduto é liberado e desafoga Lions
André Vieira
Do Diário do Grande ABC
03/07/2010 | 07:00
Compartilhar notícia


Aberto parcialmente desde maio, o viaduto que liga as avenidas Lions, em São Bernardo, e Prestes Maia, em Santo André, teve os dois sentidos liberados nesta semana e já começa a melhorar as condições de tráfego.
Ontem a equipe do Diário percorreu a região de divisa entre os municípios e encontrou trânsito livre nas duas pistas, um pouco mais carregado no sentido Via Anchieta, mas sem qualquer ponto de lentidão.

Contudo, como a sexta-feira era dia de mais um jogo da Seleção Brasileira na Copa do Mundo, e o movimento na cidade era de quase feriado, é possível que o melhor teste do impacto do viaduto sobre o trânsito se revele na próxima semana.

Apesar da liberação total do novo sistema viário, as obras ainda estão em curso. Para os motoristas que descem da Prestes Maia, o acesso direto para a Avenida Lauro Gomes está interditado.

Embora o pavimento tenha recebido pintura de sinalização, postes de iluminação e placas de trânsito ainda não foram instalados. Nem mesmo nome tem o viaduto, que conserva o aspecto de um canteiro de obras.

"No mês passado, o trânsito estava horrível, mesmo com o viaduto parcialmente liberado. Agora espero que o tráfego melhore cada vez mais", afirmou a secretária executiva Rosimeire Cantero Torres, 47 anos.

Promessa - Diariamente, mais de 80 mil veículos transitam pela Avenida Lions, que é uma das principais ligações de Santo André e Diadema passando por São Bernardo.

Por dia, quando o trânsito é mais intenso, cerca de 15 mil condutores transitam pela via. Quando o volume de motoristas diminui, a movimentação cai para 9.000 veículos a cada 60 minutos.

Em entrevista ao Diário, o prefeito de São Bernardo Luiz Marinho (PT), afirmou que pretende inaugurar oficialmente o viaduto em agosto, mês de aniversário de São Bernardo. As obras - investimento de aproximadamente R$ 23 milhões - começaram em junho de 2008. O viaduto tem 500 metros de extensão e possui três pistas de rolamento em cada direção.

Rebaixamento - Desde abril a administração municipal trabalha em outro projeto no local: o rebaixamento das pistas da Lions. A intervenção está orçada em R$ 25 milhões e os trabalhos deverão ser concluídos em dezembro de 2011.

 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;