Cultura & Lazer Titulo
Cia. Teatro X mostra ‘Bando de Maria’ em SP
Mauro Fernando
Do Diário do Grande ABC
16/10/2003 | 20:08
Compartilhar notícia


Teatro assumidamente engajado é o que mostra a Cia. Teatro X em estréia nesta sexta-feira para o público no Estúdio Teatro X, em São Paulo. A peça Bando de Maria, tragédia musical de Celso Cruz inspirada em As Troianas, de Eurípedes (480a.C.-406a.C.), tem direção de Paulo Fabiano.

“É uma releitura, dentro do ambiente atual, de um grande momento do teatro grego. O ponto de partida são os movimentos populares de resistência”, afirma o diretor. Ética, justiça social e liberdade são os motes. Algumas mulheres e um garoto são os sobreviventes da destruição de um assentamento sem-terra. O contexto original é o da extinção de Tróia pelos gregos.

As mulheres, que esperam ser levadas embora, armam uma estratégia a fim de deixar alguém para contar sua história – e assim não perecerem. Do outro lado estão os donos do poder. Há dois planos cênicos, o da terra e o do lixo – este, elevado e tratado como metáfora dos dejetos humanos (não os materiais). “Jogos de poder, traição e conquista proliferam no plano do lixo. Embaixo há o que resulta disso”, diz Fabiano. No patamar inferior está a terra arrasada.

A montagem, portanto, se coloca como um estímulo à atitude e se insurge contra o conformismo. Isso não soa como um anacronismo em uma época em que tanto se fala em fim das ideologias? “Estamos batalhando por um teatro não-convencional e não-comercial. É um trabalho relacionado à mudança de comportamento, à transformação do indivíduo. Mas não carregamos uma bandeira partidária”, afirma o diretor.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;