Economia Titulo
Ahmadinejad considera preço do petróleo 'artificial'
Da AFP
17/06/2008 | 08:44
Compartilhar notícia


O presidente iraniano Mahmud Ahmadinejad acusou nesta terça-feira as potências ocidentais de elevar artificialmente o preço do petróleo com fins econômicos e políticos, em um discurso durante uma reunião da Opep.

"A alta do consumo é inferior à da produção. O mercado está bem abastecido, mas os preços aumentam e esta situação é artificial e imposta pelas potências", declarou Ahamdinejad na reunião do Fundo da Organização de Países Exportadores de Petróleo (Opep) para o desenvolvimento internacional.

"Alguns, com objetivos econômicos e políticos, controlam o preço de maneira artificial", acrescentou.

"Algumas potências e capitalistas estimulam artificialmente a alta dos preços do petróleo para garantir o custo de suas guerras e ocupações ou para justificar os investimentos de exploração de novas fontes de energia no fundo dos oceanos, nos pólos e outros locais".

No entanto, não mencionou nenhum país específico.

A cotação do petróleo estabeleceu um novo recorde na segunda-feira, a 139,89 dólares o barril em Nova York, antes de retroceder a US$ 134,47 nesta terça-feira na Ásia.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;