Cultura & Lazer Titulo
'Nunca quis ensinar ou pregar', diz criadora de Harry Potter
Da AFP
24/10/2003 | 17:42
Compartilhar notícia


A escritora britânica Joanne Kathleen Rowling, 38, afirmou nesta sexta-feira, em Oviedo, que ao escrever a saga literária do pequeno mago Harry Potter, que comoveu milhões de crianças em todo o mundo, sua "intenção nunca foi ensinar ou pregar".

Em um breve discurso de agradecimento após receber o prêmio Príncipe de Astúrias da Concórdia, Rowling afirmou, no entanto, que considera os livros de Harry Potter "altamente morais".

"Quis representar as ambigüidades de uma sociedade na qual a intolerância, a crueldade, a hipocrisia e a corrupção abundam para demonstrar melhor o lado heróico, que é, independente da idade, lutar em uma batalha que nunca será vencida", disse a escritora naquela que talvez tenha sido sua primeira explicação pública sobre suas intenções na hora de criar o universo mágico de Harry Potter.

Rowling anunciou que destinará o prêmio de US$ 55 mil a um fundo para os países em desenvolvimento da Associação de Leitura Internacional, que promove a alfabetização no mundo.

"Não existe filme, programa de televisão, jogo de comutador ou videogame capaz de repetir a magia que acontece quando a imaginação do leitor se encontra com a do autor para criar um reino único e privado", afirmou J.K.Rowling, que confessou que escreve contos há 32 anos e nunca quis ser outra coisa a não ser uma escritora.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;