Nacional Titulo
MPF divulga detalhes de tortura a Chang
Do Diário OnLine
Com Agências
09/10/2003 | 22:45
Compartilhar notícia


O Ministério Público Federal (MPF) divulgou relatório que descreve detalhes o espancamento do comerciante chinês Chan Kim Chang, feito por agentes penitenciários e detentos, no presídio Ary Franco (RJ). Pelo texto, o agente Everson Azevedo da Motta teria iniciado a tortura, batendo em Chang com um bastão de madeira.

O chinês teria sido espancado por recusar-se a posar para fotos que registrariam ferimentos supostamente anteriores a sua chegada ao presídio. O texto confirma que Chang morreu em conseqüência de um traumatismo craniano causado pelos agentes.

A PF ainda busca o agente penitenciário Carlos Luiz Correia, único suspeito de participação no crime que continua foragido. Correia é um dos que teriam assistido à sessão de espancamento de Chang, sem fazer nada.

O crime - O comerciante chinês naturalizado brasileiro, 46 anos, foi preso na noite de 25 de agosto, no aeroporto internacional Tom Jobim, ao tentar embarcar para os Estados Unidos com cerca de US$ 30 mil não declarados à Receita Federal. Chan Kim Chang foi conduzido por policiais federais ao presídio Ary Franco, onde foi encontrado gravemente ferido, em 27 de agosto. O comerciante morreu em 4 de setembro.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;