Política Titulo Eleição
França herda votos de Marinho em Diadema e São Bernardo

Derrotado por Doria no 2º turno, socialista vence em zonas onde PT triunfou na 1ª fase

Junior Carvalho
Do Diário do Grande ABC
04/11/2018 | 07:36
Compartilhar notícia
Divulgação


Derrotado por João Doria (PSDB) no segundo turno da disputa ao governo do Estado, o atual governador Márcio França (PSB) foi mais votado que o tucano no Grande ABC e venceu em zonas eleitorais da região que, na primeira etapa do pleito, foi triunfada por Luiz Marinho (PT), que ficou quarto lugar, evidenciando o que já se esperava: o socialista herdou votos do petista na fase decisiva do pleito. O chefe do Palácio dos Bandeirantes também superou o tucano em bairros periféricos.

No dia 7 de outubro, Marinho venceu em cinco das 23 zonas eleitorais das sete cidades: em São Bernardo, foi o mais votado na 174ª (que abrange eleitores do Centro, Ferrazópolis e Vila São Pedro); 296ª (Assunção, Alves Dias e Cooperativa); e 409ª (Alvarenga, Demarchi e Jardim das Orquídeas). Em Diadema, também triunfou na na 329ª (Canhema, Campanário e Taboão) e na 426ª (Jardim Inamar, Eldorado e Serraria). Nessas cinco zonas eleitorais, França superou Doria no dia 28 com dez pontos percentuais, em média, de votos a mais que o tucano. 

Em território diademense, único onde Marinho foi o mais votado entre os demais candidatos mesmo o PT estando fora do poder na cidade há cinco anos, o desempenho de Márcio França no segundo turno superou os 60% dos votos válidos. Foram lá os maiores índices registrados pelo atual governador na corrida estadual entre os municípios da região e também saiu de lá a única vitória do presidenciável do PT, Fernando Haddad, entre todas as zonas do Grande ABC.

Conhecidamente conservadora e avessa ao petismo, São Caetano deu vitória a João Doria nas duas zonas eleitorais – também com índices que superam os 60%, os melhores desempenhos do tucano na região – mesmo com o movimento de França durante a fase final da campanha de negar aproximação com o PT. O ex-prefeito paulistano também venceu em todas as seis zonas eleitorais de Santo André, governada pelo correligionário Paulo Serra (PSDB).

Em Mauá, gerida por Atila Jacomussi (PSB), na zona 217ª (Centro) o PSDB levou a melhor, mas foi onde a disputa terminou mais acirrada: 50,27% de Doria, contra 49,73% de França – em votos totais: 29.280 do tucano, ante 28.970 do socialista.

Ao todo, Márcio França venceu em 11 das 23 zonas eleitorais da região: foram dois êxitos em São Bernardo; três em Diadema; dois em Mauá e em Ribeirão Pires, cada e em Rio Grande da Serra, onde o PSDB vence as eleições municipais desde 2004. Já o governador eleito triunfou nas outras 12 zonas, sendo as seis de Santo André, três em São Bernardo, duas em São Caetano e uma em Mauá. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;