Setecidades Titulo
Morre o jornalista José Marqueiz
Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
30/11/2008 | 07:35
Compartilhar notícia


O jornalista José Marqueiz, de Santo André, morreu ontem e foi sepultado à tarde no Cemitério Bom Jesus de Paranapiacaba. Marqueiz trabalhou no Diário desde o final da fase do semanário News Seller. Permaneceu no jornal até 1972. Depois, trabalhou no jornal O Estado de S. Paulo, onde conquistou o Prêmio Esso de Jornalismo Nacional com uma série de reportagens especiais sobre o contato do sertanista Villas Boas com índios brasileiros.

José Marqueiz foi um dos mais primorosos textos do jornalismo brasileiro. Fez carreira em outros veículos nacionais de comunicação e retornou mais uma vez ao Diário nos anos 1980, como repórter especial.

Seu último trabalho foi o livro que narra a trajetória de vida do educador Valdemar Mattei, de Santo André.

OS 11 PIONEIROS - José Marqueiz integrou o grupo dos 11 jornalistas que fizeram a edição de número um do Diário. A equipe era formada por Dirceu Martins Pio, Camarguinho (Eduardo Camargo), Alberto Floret, Lázaro Campos, Luis Marques (colunista social), Eulina Cavalcanti (ex-editora de Ela), Luizão (primeiro secretário do jornal) e Onofre Leite. Foi Hermano Pini o responsável pela seleção dos novos, incluindo Pio e Camarguinho. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;