Cultura & Lazer Titulo
Santo André recebe musical sobre Raul Seixas
Mauro Fernando
Do Diário do Grande ABC
09/09/2002 | 19:05
Compartilhar notícia


  Raul Seixas (1945-1989) está vivo. Um dos mais populares músicos brasileiros, ele é o tema de Raul Fora da Lei, espetáculo dirigido por Deto Montenegro com o ator Roberto Bomtempo na pele do roqueiro baiano. A sessão desta terça de Raul Fora da Lei no Teatro Municipal de Santo André está marcada para as 20h30.

“Originalmente, Raul Fora da Lei é uma montagem do Roberto (Bomtempo), que há uns três anos obteve acesso à obra de Raul e fez um monólogo com direção de José Joffily. Transformei a roupagem original em uma linha de musical”, afirma Montenegro. O espetáculo conta com a banda formada por Marco Devitta (piano), Dog (guitarra), Cock (baixo), Dudu (bateria) e Felipe Caldas e Juliana Caldas (vozes). Trinta integrantes da oficina de teatro musical que o diretor montou na Faculdade de Educação Física de Santo André completam o elenco de Raul Fora da Lei. “O grupo está em curso há oito meses. A montagem é o resultado da oficina”, diz Montenegro.

Obviamente, o espetáculo fala sobre o aclamado músico que arrebatou – e continua atraindo – legiões de fãs. Assim, os anseios, as convicções espirituais, as frustrações e os sonhos de Raul, bem como sua relação com as mulheres e com o sucesso, são o tema da montagem. “Além das músicas, a peça cita trechos de poemas e há histórias contadas em primeira pessoa. Começa com o nascimento de Raul”, afirma o diretor.

Eu Nasci Há dez mil Anos Atrás, Maluco Beleza, Sociedade Alternativa, Gita, Mosca na Sopa, Como Vovó já Dizia, Pluct Plact Zumm e Cowboy Fora-da-Lei são algumas das 12 canções. “É meio teatro e meio show”, diz Montenegro. “O texto explica o que antecede as músicas. A costura texto-música se dá sempre via Raul. O texto apresenta, mas nunca com redundância, as canções. As coreografias (das quais participam os integrantes da oficina na Fefisa) ilustram as canções. Em Mosca na Sopa, por exemplo, os corpos sugerem bonecos no quarto de Vivian, filha do Raul.” Bomtempo assina o roteiro.

O cenário é despojado. “Do lado direito de quem olha para o palco há o apartamento de Raul. No outro lado fica a banda. O centro (onde evoluem as coreografias) é nu”, afirma o diretor. A encenação se apóia em efeitos visuais. “Em Metamorfose Ambulante o público vê o corpo humano tomando formas. Na primeira cena, numa alusão a Plunct Plact Zumm, há uma bandeira em cima do público, como se ele ficasse dentro de uma nave espacial.”

A turnê de Raul Fora da Lei pelo Grande ABC continua nos dias 14 e 15 (Teatro Paulo Machado de Carvalho, em São Caetano), 26 e 27 (Teatro Municipal de Mauá) e 28 e 29 (Teatro Lauro Gomes, em São Bernardo).

Raul Fora da Lei – Musical. Roteiro de Roberto Bomtempo. Direção de Deto Montenegro. Com Roberto Bomtempo. Terça, às 20h30. No Teatro Municipal de Santo André – Paço Municipal, s/nº. Tel.: 4433-0789. Ingr.: R$ 20.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;