Setecidades Titulo
Alunos protestam em 3 faculdades no ABC
Andrea Catão Maziero
Do Diário do Grande ABC
24/05/2001 | 21:10
Compartilhar notícia


Estudantes das três maiores instituições de ensino superior da região, que detêm juntas cerca de 50 mil alunos, marcaram esta semana com protestos contra a direção das universidades. A maior manifestação aconteceu na noite de terça-feira, em frente à UniABC (Universidade do Grande ABC), em Santo André, que reuniu cerca de 500 alunos. Eles pediam empenho da instituição para a melhora na qualidade de ensino, desconto nas mensalidades pagas com antecedência e convênio com a Caixa Econômica Federal para o crédito educativo.

Procurada pela reportagem do Diário por cinco vezes via telefone e duas pessoalmente, a secretária da reitoria, que apenas identificou-se como Aparecida, informou que não havia ninguém responsável que pudesse atender à reportagem.

A manifestação dos alunos da UniABC encerrou os protestos que tiveram início na Universidade Metodista e na Uniban (Universidade Bandeirantes de São Paulo), ambas com campus no bairro Rudge Ramos, em São Bernardo.

Na última, a desconfiança dos cerca de 80 alunos do 5º ano do curso de Medicina Veterinária foi confirmada pela SESu (Secretaria de Ensino Superior), órgão do MEC (Ministério da Educação).

Depois de receber um relatório da comissão de verificação que esteve em janeiro na Uniban, a Comissão de Especialistas da SESu rejeitou o reconhecimento do curso de veterinária por entender que não estava adequado aos padrões de exigência do MEC.

O vice-reitor da Uniban, Milton Linhares, afirmou que a primeira comissão que compareceu à instituição o fez informalmente. “Eles apontaram alguns itens em desacordo com o projeto original e nos informaram que, na próxima, deveríamos estar com tudo em ordem.” Ele descartou que o curso não tivesse sido reconhecido. “Se a comissão vier hoje à universidade encontrará tudo funcionando perfeitamente.”

A SESu informou que o processo de reconhecimento do curso ainda tramita no ministério em virtude de ter sido solicitada uma nova diligência por parte da Uniban. A visita de uma nova comissão, que está sendo instituída e verificará in-loco as condições de oferta do curso, deve acontecer nos próximos 60 dias.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;