Política Titulo
Zeis fazem vereadores adiar votações em Santo André
Leandro Laranjeira
Do Diário do Grande ABC
18/04/2008 | 08:06
Compartilhar notícia


A Câmara de Santo André adiou quinta-feira os 29 itens da pauta da Ordem do Dia. O motivo alegado foi a audiência pública de última hora marcada para tratar do projeto de autoria do Executivo relacionado às Zeis (Zonas de Especial Interesse Social).

Há duas semanas, a proposta causou polêmica entre dois vereadores da bancada petista em função de emenda apresentada pelo presidente da Casa, José Montoro Filho, o Montorinho.

Ele sugeriu suprimir sete áreas do projeto original, tirando-as da obrigatoriedade de que fossem destinadas exclusivamente para habitação popular. Alegou que empresários estariam interessados em investir nestes locais, o que ficaria inviável caso o projeto fosse aprovado sem a emenda.

O líder da bancada do PT, Jurandir Gallo, acusou o colega de defender interesses de empresas. O PT, por meio de seu presidente, Tiago Nogueira, chegou a declarar temer que a discussão pública entre os dois pudesse interferir negativamente na campanha do partido à sucessão.

A pedido do prefeito João Avamileno (PT) – o qual declarou “não aceitar retaliação” à iniciativa –, Montorinho retirou a emenda, para descontentamento de parte da ala oposicionista, como o PSDB. A condição para que isso ocorresse, porém, foi a garantia de que o governo retomaria o debate sobre algumas áreas.

Quinta-feira, após o secretário municipal de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Nelson Ota, e de representantes do CMPU (Conselho Municipal de Políticas Urbanas), defenderem o projeto sem emendas, Gallo demonstrou otimismo em relação à possível aprovação do projeto na próxima semana.

Mas a oposição promete endurecer. “Do jeito que está, o PSDB não vota”, lembrou o tucano Paulinho Serra. Segundo ele, a bancada pretende discutir trocas de áreas consideradas Zeis por terrenos cuja vocação seja para a atividade econômica.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;