Economia Titulo
Venda de açoes da Petrobras será feita neste semestre
Do Diário do Grande ABC
19/04/2000 | 17:56
Compartilhar notícia


A oferta pública dos 34% de açoes da Petrobras que excedem o controle da Uniao na empresa será feita, ainda neste semestre, nos mercados doméstico e internacional, com a intermediaçao de dois sindicatos bancários. O banco Garantia irá liderar a oferta local, enquanto a joint-venture formada pelos bancos ABN-Amro, Merrill Lynch e a financeira NM Rothschild ficará à frente da colocaçao externa.

O presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Francisco Gros, confirmou nesta quarta-feira que, a princípio, está mantida para o meio do ano a venda das açoes. Mas, segundo ele, o leilao ainda depende de dois fatores: a situaçao do mercado e as respostas que precisam ser dadas ao Congresso Nacional sobre o processo de venda das açoes.

"Por enquanto, a perspectiva é favorável a manter a meta de venda no meio do ano", afirmou Gros. Segundo o executivo de um dos bancos envolvidos no processo de venda, o adiamento da colocaçao dos papéis no mercado para o segundo semestre traria, entre outras coisas, o inconveniente de a Petrobras ter de adaptar o balanço de junho ao US Gaap, o sistema contábil norte-americano, para submetê-lo à Securities Exchange Commission (SEC), órgao que regula o mercado de capitais dos Estados Unidos.

O governo decidiu desfazer-se de parte das açoes da Petrobras como uma alternativa de reforço de caixa. O controle estatal será garantido com a manutençao de 50% mais uma açao em poder da Uniao. O restante será oferecido no mercado. A modelagem de venda já foi concluída pelas consultorias contratadas e está sob análise do BNDES.

Para a colocaçao das açoes no exterior, a Petrobras solicitou à SEC registro na Bolsa de Nova York e teve de adequar toda a sua contabilidade às exigências norte-americanas. O trabalho está praticamente concluído e a venda dos papéis está prevista para os próximos dois meses.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;