Política Titulo Condição
Sem oposição unida, Alex ameaça desistir do Paço

O recado é destinado diretamente ao PSDB, que ainda
mantém disposição em lançar chapa a prefeito em 2012

Beto Silva
Fábio Martins
08/11/2011 | 07:29
Compartilhar notícia
Fernando Nonato/DGABC


O deputado estadual Alex Manente, pré-candidato ao Paço de São Bernardo pelo PPS, cogita não disputar a eleição majoritária no ano que vem caso a oposição não saia unida desde o primeiro turno. O recado é direto ao PSDB, que ainda mantém disposição em lançar chapa a prefeito.

"Só serei candidato se houver condições reais de vitória. Para mim, se houver polarização há chances de a oposição vencer. Vamos trabalhar para ter candidatura única. Só serei candidato se, de fato, a aliança se concretizar. Temos de unir as forças já no primeiro turno. Se eu mantiver a candidatura é para ganhar. Não entrarei só para ser candidato", observou o popular-socialista, num primeiro momento, no domingo. Ontem, porém, minimizou o teor da declaração. "Defendo união no primeiro turno, o que não quer dizer que, caso não haja essa união, eu retirarei minha candidatura."

O aviso é interpretado por alguns como mais que pressão ao PSDB. Ventila-se que Alex Manente retomou diálogo com o prefeito Luiz Marinho (PT). O petista ainda não desistiu de ter o deputado como vice na sua chapa de reeleição. Os dois juntos formariam dupla imbatível em 2012.

Mas o parlamentar teria imposto algumas condições indigestas ao chefe do Executivo. Como a garantia de assumir o comando do Paço em 2014 (metade do mandato), em caso de vitória. Marinho é cogitado para ser o candidato do PT ao governo do Estado daqui a três anos e, se concretizado, teria de deixa a cadeira no 18º andar da Prefeitura para concorrer.

TUCANATO

A união de PPS e PSDB no primeiro turno defendida por Alex Manente é a mesma corrente sustentada pelo deputado federal tucano William Dib. Mas as demais lideranças do PSDB de São Bernardo trabalham para que o partido tenha chapa própria em 2012.

O presidente do PSDB municipal, vereador Admir Ferro, também quer viabilizar a parceria, mas com um tucano encabeçando a candidatura. "O PSDB não ganha sem o Alex e nem o Alex ganha sem o PSDB. Isso está claro para os dois lados. Hoje, o impasse está na cabeça de chapa. O Alex não abre mão disso e nem o PSDB abre mão. Mas estamos alinhados, temos projetos semelhantes nos âmbitos estadual e federal. No município, estamos construindo parceria sólida."

O entendimento entre as legendas para por aí. "Não concordo que tem de haver essa união da oposição logo no primeiro turno. Iremos antecipar segundo turno e que não é necessário. Sei que há correntes que defendem essa aliança já, mas não vejo por esse lado. Porque, como há essa indefinição sobre a cabeça de chapa, com duas candidaturas, teremos a oportunidade de ver qual cabeça de chapa o povo de São Bernardo quer ver (sobre a ida ao segundo turno contra o Marinho). Conversei com o Alex na sexta-feira e comentei justamente isso. Estamos afinados", discorreu.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;