Nacional Titulo
Fatores biológicos e sociais influenciam no sono
Do Diário do Grande ABC
10/08/2000 | 14:30
Compartilhar notícia


Um estudo realizado pelo Instituto de Biociências da Universidade de Sao Paulo (SP) revelou que fatores biológicos exercem influência no sono dos adolescentes.

Foram pesquisados cerca de 600 adolescentes, entre 11 e 17 anos, cursando entre a quinta e a oitava série do Ensino Fundamental, em Sao Paulo.

O estudo concluiu que adolescentes da área urbana apresentam sono atrasado quando comparados aos da Zona Rural. Os que estudam no período matutino mostraram reduçao na duraçao do sono e aumento de sonolência durante as aulas.

"Os alunos que vivem e estudam em cidades urbanas e rurais, têm interferência no sono devido ao contexto sócio-cultural", segundo os pesquisadores do Grupo Multidisclipinar de Desenvolvimento e Ritmos Biológicos do Instituto de Biociências e o Instituto de Psicologia.

Fatores biológicos e sociais causam atraso no ciclo de vigília do sono (CVS) durante a maturaçao puberal, segundo a pesquisa.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;