Internacional Titulo
Aviões dos EUA atingem instalação de radar iraquiano
Do Diário OnLine
Com Agências
27/08/2002 | 16:57
Compartilhar notícia


Aviões americanos e britânicos bombardearam nesta terça-feira radares iraquianos instalados nas zonas de proibição aérea do sul e do norte do país.

O primeiro ataque visou um sistema de defesa antiaérea em An Nukhayb (200 km ao Sudeste de Bagdá). O segundo ataque foi contra um radar no aeroporto de Mossul (400 km ao norte de Bagdá).

Segundo o Comando Central Militar aliado (Centcom), o sistema antiaéreo destruído em An Nukhayb já havia atacado aviões americanos e britânicos em ocasiões anteriores. "Em resposta a recentes atos hostis iraquianos contra aviões de coalizão que vigiavam a zona de proibição aérea do sul, armas guiadas fizeram alvo em um posto de comando de DCA perto de An Nukhayb, no sul iraquiano", precisou nota do Centcom. Segundo o tenente Dan Hatlege, porta-voz do Pentágono, o bombardeio de uma instalação de radar em Mossul "foi o décimo este ano".

Os ataques aliados foram alvo de críticas do Iraque. "Esse ato de agressão e de terrorismo contradiz as regras da Organização Internacional da Aviação Civil (OACI), que garante a segurança aérea", reclamou um porta-voz do ministério de transportes em Bagdá.

O porta-voz pediu à ONU para condenar o "ato de terrorismo" dos aliados. "Essas agressões realizadas pela administração norte-americana do mal e seu aliado britânico contra os civis iraquianos não fazem mais que reforçar nossa determinação de apoiar nosso comandante Saddam Hussein e defender nosso Iraque", afirmou.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;