Palavra do Leitor Titulo Artigo
Desafios da sustentabilidade
Do Diário do Grande ABC
03/10/2018 | 10:58
Compartilhar notícia


Artigo

O Brasil vive momento sem comparação e é de senso comum que há necessidade urgente de transformação e de quebra de paradigmas para que possamos voltar a pensar em desenvolvimento. A crise econômica tem freado os investimentos na construção civil, atividade impulsionadora de emprego e renda no País, sem alteração na balança comercial, uma vez que os insumos usados são nacionais. No entanto, a falta de investimentos em infraestrutura e saneamento básico, itens fundamentais para garantir a Saúde pública e do desenvolvimento sustentável, é anterior à crise. Nesse ponto, o País vive contrassenso. Ao mesmo tempo em que desponta entre os quatro primeiros do mundo que mais investem em construções sustentáveis, sejam elas de alto padrão ou não, ainda padece de assistência em questões tão básicas quanto a do tratamento de água e saneamento.

A construção verde já faz parte de novo olhar sobre o planejamento urbano. Na última década, formou-se comunidade em torno desse modelo imobiliário, composta de projetistas, arquitetos, engenheiros, construtores e de cadeia de suprimento que tem se pautado na inovação, pesquisa e desenvolvimento para oferecer soluções cada vez mais adequadas às green builings (edifícios verdes). Isso significa que o País já conta com profissionais capacitados e base tecnológica que pode ser transferida para que o desenvolvimento seja também nesses pontos estruturantes e, dessa forma, possa ser considerado efetivamente sustentável.

Hoje, as construções verdes se apresentam como o melhor modelo de negócio para o setor imobiliário. Promovem a redução do uso de recursos naturais e dos impactos ambientais (média de diminuição de 40% no consumo de água e 25% no de energia). Aumentam também o bem-estar dos ocupantes (ambiente saudável criado estabelecido em construção verde promove, a cada US$ 1 que os edifícios verdes reduzem de energia, que outros US$ 0,39 sejam reduzidos em Saúde pública). E, ainda, valorizam economicamente o imóvel (taxa de vacância de 28,6% contra 34,1% nas edificações não certificadas como sustentáveis), e valorização do aluguel de 4% a 8%. Buscamos País com a mesma ambição que a comunidade das construções sustentáveis tem, de modificar conceitos e paradigmas, de não aceitar mais o desperdício de recursos, de valorizar hoje o que trará saúde e bem-estar amanhã, de dar o exemplo e mobilizar outros setores, para que as cidades cresçam e para que o País se desenvolva. Em ano de eleições, precisamos refletir sobre o desenvolvimento efetivo, pois não adianta contarmos com ilhas de prosperidade cercadas de mares de retrocesso.

Felipe Faria é diretor executivo do Green Building Council Brasil.

Palavra do leitor

Advirta-os, maestro!
A Ossa (Orquestra Sinfônica de Santo André), que completou 30 anos de existência no ano passado, conseguiu formar público cativo, que lota o Teatro Municipal da cidade a cada apresentação. Sucesso absoluto. Entretanto, o comportamento de alguns espectadores que insistem em fotografar ou gravar vídeos durante os concertos é condenável e deveria ser proibido, pois prejudica a visualização dos demais presentes. Também não poupam usar flashes, que atrapalham quem está no palco. Nosso simpático maestro Abel Rocha bem que poderia passar essa advertência no início das apresentações.
Adanor Quadros
Santo André

Campanha
E agora ex-prefeito de São Bernardo? Você afirmou que na reta final da campanha a sua candidatura iria decolar. Mas acho que seu trem de pouso vai quebrar, assim como de todos os companheiros envolvidos em corrupção, após delação do ex-ministro. Coincidência ou não, um pouquinho antes da eleição. Acho melhor enfiar a viola embaixo do braço e ir embora. Ou ser levado para perto do chefe maior, lá em Curitiba.
Breno Reginaldo Silva
Santo André

Caminho certo
Falta pouco para conhecermos o governante do próximo quadriênio. Cabe ao eleitor decidir o que melhor lhe convém. Vemos, em grande número, candidatos de esquerda e de direita, no chamado embate eleitoral. O voto é a arma da vontade popular. Legendas partidárias, antes desconhecidas do público, tomam a frente de discussões trazendo novos assuntos nas áreas da educação, saúde, moradia, policiamento, esporte, lazer, meio-ambiente e outros. Por isso, no domingo torna-se um momento único, no qual o simples toque na tela da urna, irá definir o Brasil do porvir. Essa mesma escolha deve se valer das ideias oferecidas por João ou José, tendo em mente a realidade vivida pela população. Falar bonito não resolve. É preciso tirar projetos do papel. Promessas em época de campanha enchem um funil mas deixam a leiteira vazia.
Thiago Valeriano Braga
Guarulhos (SP)

Escolha
Estamos às vésperas da eleição e chegou a hora de a população ter o mínimo de inteligência e dignidade para ver claramente quem são os candidatos patriotas, que realmente têm amor ao Brasil, essa terra abençoada por Deus, ou quem tem olhos somente para seus próprios interesses, seus bolsos e seus amiguinhos de corrupção. Chegou a vez do povo. Vamos juntos fazer uma Nação melhor para nossos filhos, netos etc. Muda Brasil, pois o momento é agora.
Sergio Antonio Ambrósio
Mauá

Brasilidade
Somos 208 milhões de habitantes e temos cerca de 90 mil cargos políticos (de vereador a presidente), ou seja, 0,043% da população. Mesmo assim, muitos dos eleitos, por nossa culpa, são da pior qualidade. Ao eleger elevado número de maus brasileiros, nem a imprescindível reforma da Previdência foi aprovada. Mesmo assim o Brasil é viável, desde que doravante os eleitos sejam patriotas, priorizem o País ao invés dos interesses próprios.Humberto Schuwartz Soares
Vila Velha (ES)

Semente
Todos nós somos eternos semeadores. Estamos a todo e qualquer instante entrando no imenso campo das escolhas, onde temos acesso a uma infinidade de sementes para o plantio. A melhor maneira de entender a lei da vida é estar consciente e alerta para o tipo de semente que estamos plantando. Por isso, no domingo, quando for votar, lembre-se que, quer você goste ou não, tudo o que está colhendo no momento é fruto da semente que plantou no passado. Nessa eleição pense bem, escolha bem e plante bem.
Vanderlei A. Retondo
Santo André 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;