Cultura & Lazer Titulo
Cartunista do Diário recebe prêmio italiano
Thiago Mariano
Do Diário do Grande ABC
07/10/2011 | 07:13
Compartilhar notícia


Sérgio Ribeiro Lemos, o Seri, cartunista do Diário, recebeu ontem o trófeu do prêmio Umoristi a Marostica. Ele está entre os 11 vencedores da categoria internacional. Da América do Sul, ele - que já foi premiado em Portugal, Cuba e Croácia - divide a vitória apenas com um argentino.

A obra selecionada agora faz parte de um catálogo. O tema do concurso deste ano era a internet. "É uma linguagem universal, que dá asas à imaginação. As obras escolhidas são universais, não têm localização", conta Seri.

O cartunista reparou que a maioria das figuras traz um quê de reflexão sobre o momento que vivemos. "Há muito desenho baseado na solidão que as pessoas vivem."

Seu desenho, por exemplo, retrata um casal, cada um em uma ponta da mesa, com um serviçal carregando na mão um notebook de um lado para o outro, a ferramenta de comunicação entre os dois naquele espaço.

Apesar de ter descoberto o concurso pela internet, Seri fez questão de desenhar o cartum à mão e enviá-lo pelo correio. "Passo mais de dez horas por dia no computador. Às vezes dá saudade de fazer como antigamente."

Prova de que nem tudo hoje é regido pela velocidade da internet, o anúncio da seleção foi feito em abril, e o trófeu chegou quase seis meses depois da premiação.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;