Memória Titulo
Daré e os Bitolo de Rudge Ramos. E dona Florinda...

Os Bitolo e os Daré são duas famílias centenárias de Rudge Ramos, em São Bernardo.

Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
09/10/2010 | 00:00
Compartilhar notícia


Os Bitolo e os Daré são duas famílias centenárias de Rudge Ramos, em São Bernardo. E a matriarca é Florinda Albertina Daré Bitolo, que em 21 de setembro último celebrou 94 anos, todos eles vividos em Rudge Ramos, desde os tempos em que o lugar se chamava bairro dos Meninos.

Norberto Nicoletti entrevistou dona Florinda. E relata:
* Anos 1930. O bairro dos Meninos tem capela - construída no final do século 19 - mas não tem padre fixo. As missas dominicais são celebradas por um padre do Ipiranga, buscado pelos moradores numa charrete.

* O grupo escolar é uma escolinha rural. A professora chama-se Miquelina Pedroso Magnani, descendente de outras duas antigas famílias locais: os Pedroso, brasileiros, os Magnani, de descendência italiana.

* Dona Florinda casou-se com um moço do bairro, Valentino João Bitolo. Tiveram os filhos Jayme, Jairo (empresário) e Rosa Maria (contadora), que lhes deram seis netos e quatro bisnetos.

NAS ONDAS DO RÁDIO

USP FM (93,7). Memória. A história de Guilherme Brito (Rio de Janeiro 1922-2006), o poeta do samba. Produção e apresentação: Milton Parron. Trabalhos técnicos: Cido Tavares. Hoje, às 9h.

Trianon AM (740). Quinta Avenida. Hoje: Alvino Rey e orquestra; The Pied Pipers; cantor Johnnie Ray; amanhã: Doris Day, cantora e atriz. Produção e apresentação: Ronaldo Benvenga; coordenação: Lucas Neto. Hoje, às 19h; amanhã, às 9h. Na internet: www.comercialderadio.com.br e www.quintaavenida.mus.br.

Bandeirantes AM (840) e FM (90,9). Memória. A história de David Nasser (Jaú, SP, 1917 - Rio de Janeiro 1980). Compositor e jornalista. Produção e apresentação: Milton Parron. Hoje, às 23h, com reprise amanhã, às 5h.

Eldorado AM (700). Brasil em Todos os Tempos. Produção e apresentação: Geraldo Nunes. Hoje, às 23h; amanhã, às 6h e 12h.

ABC AM (1570). Viagem no Tempo. Nilo Amaro interpreta Uirapuru, de Jacobina e Murillo Latine; Ivan Lins, Começar de novo (dele e de Vitor Martins); Ronnie Cord, Biquine de bolinha amarelinha (Hervê Cordovil). Produção e apresentação: Marcelo Duarte. Amanhã, das 8h às 9h. Contatos: viagemnotempo@radioabc.com.br.

Pérola da Serra (87,5). Reminiscências. Daniel Lamelas Rodrigues, o guiador de juntas de boi no transporte de granito da velha Ribeirão Pires. Produção e apresentação: Américo e Lina Del Corto; e a participação de Octavio David Filho, Idmir Pedro dos Santos, Walter Gallo, Idair F. Santos, Antonio Simões, Pedro Cordeiro e Ademar Bertoldo. Amanhã, das 9h às 12h. Visite o site: www.peroladaserrafm.com.br.

Trabalhadores
Nasce em 9 de outubro:
1909 - Hermínio Cestari. Ajudante químico da Rhodia. Residia à Rua Catequese, 731.
Fonte: 1º livro geral de registro dos associados do Sindicato dos Químicos do ABC.

EM 9 DE OUTUBRO DE...

1955 - Instalada a Comarca de São Bernardo, classificada em terceira entrância.

1970 - Instalado em São Caetano o Mobral (Movimento Brasileiro de Alfabetização de Adultos).

SANTOS DO DIA

Dionísio (bispo) e companheiros mártires, João Leonardi, Luiz Beltrán e Públia (ou Púbia).

Na estampa, São João Leonardi, italiano de Luca, na Toscana. Viveu no século 16. Fundou aa Ordem dos Clérigos Regulares da Mãe de Deus.

Crédito da estampa: acervo Vangelista Bazani (Gili) e João de Deus Martinez.

Crônica de São Bernardo
Texto: Benjamin Versolato
Fecho os olhos e volto o pensamento há 50 anos. Vejo meu pai sentado na ponta da mesa a encher um copo com a água do poço aberto no quintal, em plena Rua Jurubatuba. Água conservada fresquinha numa moringa de barro, chamada de quartinha. Ele erguia o copo, mirava o conteúdo e exclamava: "Parece um cristal".

Outros tempos, sem poluição, sem temor de água contaminada. Quem tinha geladeira? Bastava a moringa ou a quartinha para conservar a água sempre fresca e pura.

NOTA DA COLUNA
Assim, nosso parceiro Benjamin Versolato encerra a primeira série de crônicas sobre a São Bernardo do passado. Seus escritos têm gerado muitos bons comentários. Estamos, até, no aguardo de fotos e textos de outras famílias, como a Salvador, cujas novas gerações sensibilizaram-se com os relatos do querido Benjamin.

Quanto ao nosso cronista, mais trabalhos virão por ai. Um deles, o da história da Rua São Bento, que é antiga, jeitosa, e localiza-se em pleno centro da cidade. É nela que Benjamin Versolato reside.

Domingo, 9 de outubro de 1960
Manchete - Novo horário do comércio de São Caetano a partir de janeiro (de 1961): das 8h às 18h30, e aos sábados até 13h

DIÁRIO HÁ 30 ANOS
Quinta-feira, 9 de outubro de 1980

Manchete - Horário corrido no funcionalismo para economia de diesel; prefeituras reduzem consumo; defendida restrição do automóvel

Social (Chiquinho Palmério) - Amanhã, o Clube de Engenharia do ABC realiza a Festa do Havaí.

Polícia - Colisões e feridos, rotina no Grande ABC.

Falecimentos

MARIA FERREIRA
(Eugênio de Melo, SP, 1-12-1911 - Santo André 28-9-2010)

Já com seis filhos, o casal Francisco Moreira e Maria Ferreira troca o Interior por Santo André na segunda metade da década de 1940. Aqui estava Benedito, irmão de Maria, que vendo as dificuldades enfrentadas pelos familiares no interior convence-os a mudar. E a família passa a residir junto à olaria da família Guazzelli, ao lado do Clube Atlético Aramaçan.

Francisco e o filho mais velho, também chamado Benedito, passam a trabalhar na olaria, atividade exercida por pelo menos cinco anos. Em seguida, Amalio Júlio Guazzelli, um dos donos da olaria, abre uma indústria de arame na Vila Pires, a Arames Cleide, e convida Francisco a trabalhar na nova firma na função de guarda.

Enquanto isso, dona Maria Ferreira cuida dos demais filhos, todos nascidos no Interior, Cida, hoje com 74 anos, Alice, Irineu, Vicentina e Rosalina. Em Santo André nasce um casal de gêmeas, Maria de Lourdes e Sonia, e o caçula, Odair.

"Minha mãe era calma. Sempre foi forte. Quando meu pai consegue comprar um terreno, na Rua Caquito, em Vila Pires, ela organiza uma horta, já que o terreno era grande, com 400 m2", conta Odair Moreira, o caçula, cujos padrinhos foram Júlio Guazzelli e sua esposa, dona Josefina.

Dona Maria Ferreira partiu aos 98 anos. Está sepultada no Cemitério de Vila Pires, junto ao jazigo familiar, onde estão o marido Francisco e os filhos Benedito e Maria de Lourdes. Ela deixa 13 netos, 17 bisnetos e o primeiro tataraneto. AM

SANTO ANDRÉ
Maria Calleguer Sapaterro, 95. Natural de Fernando Prestes (SP). Dia 6. Cemitério Santo André.
José Emerson da Silva, 35. Natural de Minas Gerais. Dia 4. Cemitério Curuçá.

SÃO BERNARDO
Ofi Pontes Cardoso, 91. Natural de Votorantim (SP). Dia 6. Cemitério de Vila Euclides.
Rubens Bruno Campi, 90. Natural de Santos. Dia 4. Cemitério de Vila Euclides.
Mariano Caruso, 85. Natural da Itália. Dia 5. Crematório de Vila Alpina, Capital.
Olga Colonhesi Moretti, 82. Natural de Bariri (SP). Dia 6. Cemitério da Paulicéia.
José Sellera Gerbelli, 80. Natural de Santos. Dia 4. Cemitério Filosofia, em Santos.
Elcio Aparecido Francisco, 42. Natural de Itapecerica da Serra (SP). Dia 6. Cemitério do Embu (SP).




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;