Setecidades Titulo
Escolas de samba aprovam liga regional
Camila Brunelli
Do Diário do Grande ABC
31/07/2011 | 07:33
Compartilhar notícia
Tiago Silva/DGABC


O que antes era motivo de desentendimento entre dirigentes de escolas de samba da região, ontem foi de aplausos no lotado plenário da Câmara de Mauá. A sede do Legislativo abrigou a solenidade que criou oficialmente a Liga das Ligas do Grande ABC, entidade regional das escolas de samba. Valter Belber, presidente da União das Escolas de Samba de Santo André, comandará também a liga regional, tendo Sirlene Brito Couceiro, presidente da União das Escolas de Samba de Mauá, como vice. A duração do mandato de ambos será de dois anos, sem possibilidade de reeleição.

Sirlene disse que, desta vez, a ideia teve abordagem diferente e, por isso, melhor recepção. "Não é em um ou dois anos que vamos conseguir realizar um desfile regional. Nós temos que estruturar o Carnaval das cidades primeiro", afirmou. "O intercâmbio de experiências entre as ligas deverá melhorar a qualidade do Carnaval e fortalecer a discussão com o poder público." Ainda não foi decidida a data do próximo encontro.

A primeira ação efetiva da Liga das Ligas será o desfile das campeãs, que será realizado na terça-feira de Carnaval, em Santo André. "Estamos decidindo onde será o desfile de 2013. A intenção é que haja um rodízio", disse Belber.

Ao evento estiveram presentes representantes das ligas, além de gestores públicos, que ofereceram total apoio ao Carnaval da região.

A secretária de Cultura de Mauá, Eliana Henrique da Silva, no entanto, disse que ainda não há nada decidido sobre o Carnaval de Mauá. "Pegamos uma cidade praticamente falida das mãos da gestão passada. Nunca quisemos acabar com o Carnaval de Mauá."

Já a presidente da Uesma, afirmou que já pediu que seja enviada à Câmara legislação que regulamente subvenção de Mauá. O prazo para ter alguma definição sobre o assunto é 20 de setembro. "Caso contrário, não haverá Carnaval oficial em Mauá."

 

Presidente da entidade de São Bernardo deixa o cargo

A presidente da União Cultural das Escolas de Samba de São Bernardo, Natalina Paronetti, anunciou ontem, durante a solenidade em Mauá, que deixará o cargo. A carta de renúncia está datada para amanhã. "Estou muito cansada. Acho que está na hora de passar o bastão para a moçada."

A partir desta terça-feira, quem assume o comando da liga que reúne as escolas de samba é o advogado Ronaldo Marcos Machado, 43 anos. "Eles queriam alguém que entendesse de leis, para poder falar o que pode e o que não pode", disse ele, ontem.

Machado advoga há cinco anos e já desfilou em escolas da região e da Capital. Como ele também é coreógrafo, chegou a comandar comissões de frente e foi carnavalesco da Escola de Samba Estação Primeira de Baeta Neves, também em São Bernardo.

"Aqui o pessoal tem mania de deixar tudo para o presidente resolver. Não é assim, tem o vice, tem o tesoureiro e também os diretores", completou o futuro presidente da União Cultural das Escolas de Samba de São Bernardo.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;