Economia Titulo
Déficit público nominal de janeiro deve ser de 13%
Do Diário do Grande ABC
29/03/1999 | 19:20
Compartilhar notícia


O resultado das contas públicas do mês de janeiro ainda nao tem previsao para a divulgaçao. Os dados estao sendo preparados pelo Banco Central. Fontes do governo admitem, no entanto, que o déficit nominal (receita menos despesas, mais os juros nominais) em 12 meses ficará "em torno de 13%" do Produto Interno Bruto (PIB), considerando o impacto da desvalorizaçao cambial.

A partir da divulgaçao dos dados sobre o desempenho do setor público referentes a este ano, o governo estará sempre informando o déficit com base em duas metodologias de cálculo. A primeira contabiliza o impacto da desvalorizaçao sobre toda a dívida do setor público atrelada ao câmbio. A outra vai considerar a variaçao cambial apenas sobre as parcelas desta dívida quando elas estiverem vencendo.

O atraso na divulgaçao dos dados, que normalmente sao liberados pelo governo com dois meses de defasagem, foi motivado pela demora no fornecimento de informaçoes ao Banco Central - responsável pela consolidaçao de todas as contas - e também por dificuldades operacionais.

A explicaçao foi dada nesta segunda-feira pelo chefe do Departamento Econômico (Depec) do Banco Central, Altamir Lopes. Segundo ele, com as novas metodologias é necessário refazer todas as tabelas.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;