Internacional Titulo
Atentados no Iraque deixam 24 mortos e 36 feridos
Da AFP
02/07/2005 | 13:52
Compartilhar notícia


Pelo menos 24 pessoas morreram e 36 ficaram feridas neste sábado em diversos ataques no Iraque, o mais grave deles aconteceu no centro de Bagdá.

Informações concedidas por um porta-voz do Ministério do Interior, afirmam que cerca de 20 homens morreram em atentado suicida contra uma unidade de elite. O ataque ocorreu por volta das 09h locais (2h de Brasília), perto da Praça al Nusur, centro de Bagdá.

"Recebemos 11 corpos e 22 feridos, seis deles em estado grave", disse um funcionário do hospital Yarmuk, para onde as vítimas foram levadas.

"Um suicida acionou os explosivos que carregava entre um grupo de recrutas", informou o coronel Adnan Abdel Rahman, referindo-se a unidades de elite do Ministério do Interior.

Em outro ataque, dois agentes de proteção de instalações petroleiras morreram e outros três ficaram feridos num ataque cometido por homens armados ao norte de Baiji, (200km ao norte de Bagdá), segundo o capitão da polícia, Hamed Yussef.

A queda de um morteiro no centro de coordenação entre iraquianos e americanos em Siniya, 9km a oeste de Baiji, causou a morte de dois soldados iraquianos e feriu quatro civis que trabalhavam para o exército americano.

Outros dois soldados iraquianos morreram e quatro ficaram feridos em um ataque da insurgência contra um centro militar em Balad, 75km ao norte de Bagdá, segundo o tenente da polícia Hussein al-Chamali.

Em Mossul, 370km ao norte de Bagdá, o tenente-coronel da polícia curda Anuar Cheij al-Sorji foi executado em frente a sua casa por homens armados em um bairro do norte da cidade, informou a polícia.

Na cidade petroleira de Kirkuk, 250km ao norte da capital, dois agentes de proteção das instalações, assim como uma mulher e um civil, foram assassinados por desconhecidos, que abriram fogo contra o táxi em que viajavam. Também em Kirkuk, o ex-capitão dos serviços de inteligência do regime de Saddam Hussein, Sabá Abdalá al-Tai,foi assassinado.

Uma fonte do Ministério do Interior informou que em Mahmudiya, 30km ao sul de Bagdá, um carro-bomba explodiu perto de um banco, causando a morte de uma pessoa e ferindo outras três.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;