Política Titulo
PSB 'frita' Gilson por ida de Regina Ponce ao PDT
Raphael Rocha
Do Diário do Grande ABC
04/09/2011 | 07:28
Compartilhar notícia


A ida da secretária de Cultura de Diadema, Regina Ponce, ao PDT influenciará na intenção do atual vice-prefeito Gilson Menezes (PSB) de se manter no cargo na eleição. Militantes do PSB iniciaram processo de fritura de Gilson e exigem que a cúpula socialista retire o nome do vice-prefeito na corrida eleitoral de 2012.

Esposa de Gilson, Regina deixou o PSC em novembro de 2009 com a promessa de filiação no PSB ao lado do marido. Porém, a secretária nunca assinou a ficha de ingresso na sigla e, na semana passada, acertou sua ida ao PDT para apoiar o ex-prefeiturável Ricardo Yoshio, que sairá candidato a vereador pelo partido. O fato gerou mal-estar no PSB.

Os socialistas criticaram Regina por, segundo eles, ter dado palavra de acompanhar Gilson. Muitos até vislumbravam contratações na Secretaria de Cultura, comandada por Regina fruto de acordo entre o prefeito Mário Reali (PT) e Gilson. A retaliação da militância foi endossar a indicação do presidente da sigla e secretário de Segurança Alimentar, Manoel José da Silva, o Adelson, a dividir legenda com o petista em vez de caminhar com o atual vice-prefeito.

"Com certeza vai respingar no Gilson. Eu estou trabalhando para reverter isso, quero que o Gilson seja o vice, mas os filiados ficaram frustrados pela ida da Regina para o PDT", disse Adelson. "Houve uma falta de respeito muito grande dela com o partido, porque ela tinha assegurado que se filiaria no PSB."

Para Gilson, o imbróglio não enfraquecerá seu nome na briga pela escolha do vice de Reali. O socialista pleiteia continuar com o posto com siglas aliadas, como o PMDB e PCdoB. "Uma coisa não interfere na outra. A Regina nunca foi filiada e foi para o PDT pelo Yoshio. O PSB teve chance de filiar o Yoshio e a Regina, mas a militância rejeitou", amenizou Gilson.

A secretária de Cultura também minimizou a polêmica. Segundo Regina, as negociações com Reali estão avançadas para manutenção de Gilson na legenda. "O Mário sabe o que faz e o que fala. Não vai atrapalhar", sustentou.

De Olho na Pasta - A insatisfação do PSB causou também pressão para que Adelson encampe a troca do comando da Secretaria de Cultura. "Tem gente querendo que eu peça a cabeça dela ao prefeito. Se for o desejo da militância, posso conversar com o Mário", comentou o presidente do PSB de Diadema.

Regina desdenhou a movimentação socialista. "Estão viajando se querem fazer isso". Segundo a gestora da Pasta, sua nomeação foi feita antes de o PSB ingressar no governo.

 


Candidatura própria pode tirar secretário do PV de Diadema

 

O anúncio do presidente estadual do PV, Marco Antônio Mroz, de que a legenda terá candidatura própria e que o plano A é o vereador Lauro Michels (PSDB) esquentou o clima no partido. O secretário de Meio Ambiente de Diadema, Ricardo Souza, avisou a cúpula verde que, se a sigla entrar na disputa eleitoral, deverá deixar o PV para continuar na administração Mário Reali (PT).

"Sou contra ter candidato próprio se apoiamos um governo que está trabalhando bem para Diadema", disse o titular da Pasta. Comenta-se que Souza teria dado ultimado à deputada estadual Regina Gonçalves e à presidente municipal do partido, Denise Ventrice. As dirigentes pediram para que o secretário repensasse sua postura, até para que o PV não enfraqueça no município.

Denise afirmou que não conversou com Souza e que o secretário ainda está filiado no PV. A mandatária municipal ressaltou que a discussão sobre posicionamento da legenda não foi definida, a despeito de declarações de caciques verdes nas esferas estadual e nacional. "Em conversas no partido, ele (Souza) tem defendido candidatura, acha que temos tamanho para isso."

Reali avisou que legendas que brigarem pelo Executivo em 2012 deverão se desligar da administração até março. Além do PV, o PTB - que não possui secretaria, mas conta com cargos no governo - ensaia voo próprio no ano que vem. O presidente estadual da legenda, deputado Campos Machado, assegurou que a presidente da subsede do Grande ABC do Sindicato dos Engenheiros no Estado de São Paulo, Silvana Guarnieri, será candidata pelo PTB. Silvana, contudo, negou ser filiada na legenda.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;