Política Titulo
Marta confirma convite a Rui Falcao para seu governo
19/11/2000 | 20:58
Compartilhar notícia


A prefeita eleita de Sao Paulo, Marta Suplicy (PT), confirmou neste domingo ter convidado o coordenador da equipe de transiçao do governo municipal, Rui Falcao, para ser o secretário de Governo e disse que na quarta-feira deve anunciar novos secretários.

As declaraçoes da prefeita eleita foram feitas ao desembarcar, neste domingo por volta do meio-dia, no Aeroporto Internacional de Sao Paulo, em Guarulhos. Marta Suplicy voltou dos Estados Unidos, onde se reuniu com diretores do Banco Mundial (Bird) e do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) para conversar sobre novos empréstimos e renegociaçao de acordos para a cidade de Sao Paulo. A prefeita eleita também discutiu com o BID a realizaçao de um estudo sobre focos de corrupçao na capital paulista.

Falcao, que aguardava a prefeita eleita no aeroporto, disse que ainda nao decidiu se aceita o convite. Ele está em dúvida entre assumir a Secretaria ou uma vaga de deputado federal, já que é suplente do prefeito eleito de Ribeirao Preto, Antonio Palocci Filho.

A avaliaçao da prefeita eleita sobre a viagem a Washington é positiva. "Há uma receptividade enorme por parte dos organismos internacionais tendo em vista nossos limites de sermos uma prefeitura falida", explicou a petista.

Marta disse haver pouca possibilidade de obter novos empréstimos do Bird, pois eles necessitam da intermediaçao do Estado. Apesar da receptividade, ela lamentou a dificuldade em obter novos empréstimos "por causa da falência e das administraçoes tao inadequadas, cujos débitos comprometem a cidade pelos próximos 30 anos".

Entretanto, Marta destacou ter conseguido retomar, no BID, contratos para financiar o projeto Cingapura e a drenagem de córregos, que haviam sido interrompidos porque a prefeitura nao cumpriu as metas estabelecidas. A prefeita eleita afirmou também que, em uma primeira conversa com a diretoria do BID sobre projetos de combate à corrupçao, houve sinais de que a situaçao financeira da cidade nao impediria novos empréstimos, pois esses seriam a "fundo perdido".

O senador Eduardo Suplicy, que aguardava a chegada de sua mulher, reafirmou sua intençao de ser candidato à Presidência da República pelo PT, nas eleiçoes de 2002. Suplicy disse que poe seu nome à disposiçao do partido. Ele defendeu que a prévia para a escolha de um candidato da oposiçao nao fique restrita ao partido, mas conte com uma consulta popular. O candidato natural do partido, Luiz Inácio Lula da Silva, afirmou durante a campanha das eleiçoes municipais que o partido deverá escolher o nome que disputará a Presidência da República até março do ano que vem.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;