Esportes Titulo
S.Paulo enfrenta Cruzeiro e a pressão da torcida
Edélcio Cândido
Do Diário do Grande ABC
Com Agências
05/04/2003 | 18:54
Compartilhar notícia


Oswaldo de Oliveira x Vanderlei Luxemburgo ou Oswaldo x a enfurecida torcida tricolor? O estádio do Morumbi será uma verdadeira panela de pressão para o São Paulo e, principalmente, para o técnico são-paulino, domingo, diante do Cruzeiro, às 18h, pelo Brasileiro. A diretoria do Tricolor já solicitou até policiamento reforçado para esse jogo, já que, em caso de derrota do time da casa, o clima pode ferver nas imediações do estádio. O receio são as torcidas organizadas, que querem a saída do técnico.

Além de um forte oponente, invicto no ano, com o melhor ataque da temporada, 50 gols, e dirigido por Luxemburgo – que declarou abertamente sua vontade de dirigir o Tricolor –, a torcida promete manifestações contra Gabriel, Jean e o treinador. “Ótimo, que venha o incentivo da arquibancada”, disse, em tom de ironia, Oswaldo. Ele tem sido chamado de “burro” e cobrado pelo pedido de demissão.

Estranho, mas real. Segundo psicólogos, a atitude da torcida pode dar forças para o treinador superar as adversidades e chegar às conquistas – resultados positivos. “Ele pode se sentir intimidado e acabar prejudicando o time. Mas há a segunda hipótese, que serviria para o Oswaldo encontrar a auto-convicção e tomar atitudes superiores às dos torcedores”, disse Jacob Pinheiro Goldberg. “Só não pode passar dos limites, virar deboche. Ele, de burro não tem nada”.

“A pressão pode prejudicar e o Oswaldo ter menor dissernimento, fazer substituições erradas e analisar errado a equipe, por outro lado, serve de estímulo. E o interessante neste caso é que ele vem tendo resultados”, disse Regina Brandão, que trabalha com Luiz Felipe Scolari, técnico da seleção de Portugal. Segundo Regina, a falta de pressão é ruim. “Todos precisam de certa dose de adrenalina”. Mas faz uma ressalva. “Sob tremendo estresse, chega uma hora que a pessoa não suporta”.

Tranqüilidade – Parece que ninguém consegue tirar Oswaldo de Oliveira do sério. Apesar do momento desfavorável, o técnico se mostra bastante tranqüilo e, às vezes, indiferente. “Sempre trabalhei pressionado, hoje estou habituado, isso já não me causa estresse e minha paciência vai confirmar”.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;