Internacional Titulo
Bush promete terminar 'missão' no Iraque
Da AFP
18/03/2006 | 14:34
Compartilhar notícia


A três anos do aniversário de início da guerra no Iraque, o presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, disse neste sábado que a intervenção militar foi "a decisão certa" e prometeu superar a violência que causou a morte de 2.300 soldados americanos.

"Terminaremos a missão. Vencendo os terroristas no Iraque, traremos mais segurança para o nosso país", disse Bush em seu programa semanal de rádio.

Recentes pesquisas mostraram que a popularidade do presidente está no menor nível histórico, com cada vez mais americanos céticos com relação à sua gestão da guerra.

"A decisão dos Estados Unidos e dos nossos parceiros da coalizão de derrubar Saddam Hussein foi difícil e foi a decisão certa", rebateu Bush.

"Os Estados Unidos e o mundo são mais seguros agora sem Saddam Hussein no poder. Ele já não oprime o povo iraquiano, não promove o terrorismo, nem ameaça o mundo. Ele está sendo julgado por seus crimes e mais de 25 milhões de iraquianos agora vivem em liberdade", destacou.

O presidente não mencionou a polêmica sobre o fracasso em encontrar armas de destruição em massa, que deu fundamento à sua alegação a favor da guerra. Com relação aos confrontos sectários do Iraque, disse: "Às vezes parece difícil entender como podemos dizer que se está avançando".

"Nosso embaixador no Iraque, Zal Khalilzad, informa que a violência criou um novo sentido de urgência entre estes líderes (iraquianos) para formar um governo de unidade nacional o quanto antes", destacou.

"A reação à recente violência por parte dos líderes iraquianos é um claro sinal do compromisso do Iraque com a democracia", sustentou.

"Rogo-lhes que continuem com sua tarefa de colocar suas diferenças de lado, de superar as diferenças políticas, religiosas e sectárias, e formar um governo que possa enfrentar a ameaça terrorista e ganhar a confiança de todos os iraquianos", concluiu Bush.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;