Política Titulo
Descrente, Betinho anuncia postura independente
Mark Ribeiro
Do Diário do Grande ABC
03/09/2011 | 07:46
Compartilhar notícia


O vereador de Mauá Roberto Rivelino Ferraz, o Professor Betinho (PSDC), anunciou que desistiu de tentar fazer com que seu partido volte a ter representação no governo do prefeito Oswaldo Dias (PT). Alegando falta de disposição por parte do chefe do Executivo em assegurar a aliança, o parlamentar, em contrapartida, revelou que deixa a base de sustentação à administração petista na Câmara para adotar postura independente.

Em 2008, o PSDC apoiou Oswaldo no segundo turno da corrida ao Paço. Como prêmio, conquistou o comando da Secretaria de Educação, por meio de Margaret Franco Freire, mulher do vereador Cincinato Freire (PSDC). Mas há pouco mais de dois meses a titular da Pasta, em manobra encabeçada pelo marido, migrou para o PDT, assim como todo o grupo de Cincinato, de cerca de 400 pessoas - o parlamentar trocará de partido até o fim do mês (por enquanto se cerca juridicamente para não correr o risco de perder o mandato por infidelidade partidária).

As baixas culminaram no processo de destituição da executiva municipal do PSDC, que passou a ter Betinho como presidente de comissão provisória que comandará a legenda até a realização de eleição interna, o que deverá ocorrer até o fim do mês.

Liderança solitária no partido, o vereador tentou recuperar o espaço perdido para o PDT na administração, mas não obteve êxito nas tratativas com Oswaldo. "Não vou mais atrás. Ele dá mais peso ao apoio individual do Cincinato ao que o PSDC lhe deu em 2008", analisou o democrata-cristão, ao emitir sinal de rebeldia. "O Oswaldo já escolheu quem caminhará com ele na eleição (de 2012)".

Oswaldo Dias, por sua vez, admite que a situação é "preocupante e desconfortável", mas avisa que não há a mínima possibilidade de o PSDC voltar a ocupar cargo no primeiro escalão do governo. "Não dá para dividir força e achar que terá o mesmo espaço. No primeiro escalão não tem jeito. A composição foi feita lá atrás (em 2008)".

O chefe do Executivo, no entanto, mostra disposição em abrir a administração para a participação do PSDC, mas em postos de menor expressão da municipalidade, no segundo e terceiro escalões. "Vamos conversar até o dia 10 (com Betinho). Do nosso lado, a ideia é caminharmos juntos."

O PSDC é a terceira maior legenda de Mauá em número de filiados, com aproximadamente 3.500. Fica atrás somente de PT e PMDB.

 

NOVOS RUMOS

Além de Cincinato, outros quatro vereadores de Mauá estão em processo de troca partidária. São eles Alberto Betão Pereira Justino (do PSB para o PTdoB), Ozelito José Benedito, o Irmão Ozelito (do PSB para o PTB), Atila Jacomussi (do PV para o PPS) e Edgard Grecco (do PDT para o PMDB). Estas articulações, contudo, não causaram impactos nas relações dos partidos com o governo.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;