Política Titulo Descarte
PT pretende alavancar Edgar sem apoio do PMDB

Lideranças se reúnem em S.Caetano para homenagear Marinho

Vinicius Gorczeski
Do Diário do Grande ABC
10/04/2012 | 07:46
Compartilhar notícia


O PT de São Caetano quer emplacar a pré-candidatura do vereador Edgar Nóbrega mesmo sem o apoio do PMDB. Apesar de conversas reservadas entre as legendas para discutir a possibilidade de uma chapa mista para esquentar a disputa com a pré-candidata indicada da administração, Regina Maura Zetone (PTB), lideranças do partido disseram ontem que descartam selar parcerias com Paulo Pinheiro, pré-candidato peemedebista.

Em sessão solene na Câmara que gratificou o prefeito de São Bernardo, Luiz Marinho (PT), como cidadão são-caetanense - que reuniu caciques de várias legendas, representantes sindicais e o alto escalão do Paço são-bernardense -, o presidente nacional do PT, Rui Falcão, espera alçar as discussões eleitorais à esfera federal.

A ideia é pegar carona na popularidade em ascensão da presidente Dilma Rousseff numa tentativa de transferir votos a Edgar. "A classe média tem migrado seus votos para Dilma, que é mais popular que (o governador de São Paulo Geraldo) Alckmin (PSDB). Creio que isso vai influenciar muito nas eleições", disse.

Para o pré-candidato a vereador pelo PT Hamilton Lacerda, Edgar será candidato ao Palácio da Cerâmica pela sigla e, assim, rejeitou a possibilidade de ele ser vice numa chapa liderada por Paulo Pinheiro. O argumento é que Edgar está consolidado na corrida pelo Paço.

O desafio do partido até outubro será reverter a imagem da legenda na cidade. Hamilton diz que a cultura antiPT tem se solidificado em São Caetano. "Sem explicação."

Marinho - cotado por Falcão como liderança não apenas regional, mas sobretudo paulista - acredita que o termo rejeição seja "forte" para desenhar o quadro político da cidade. Ele projeta que o nascimento de duas pré-candidaturas situacionistas (apesar de estar hoje na oposição. Paulo carregou longa bagagem de apoio à gestão petebista), deixa o cenário eleitoral otimista a Edgar.

"Temos nas eleições federais e estaduais muitos candidatos bem votados (em São Caetano). Por isso vamos brigar por uma vitória histórica neste ano", disse, referindo-se ao fato de o PT nunca ter governado o município - desde 1983 está nas mãos do PTB.

 

Com os fatores Dilma e Paulo Pinheiro, Hamilton avalia que a reprovação diminui progressivamente por conta das atuações de Lula e Dilma. Mas não significa que houve aumento da preferência pelo PT no município. Para contornar o entrave, a sigla planeja intensificar o fato de ser oposição ao projeto político vigente.

"Indicadores de São Caetano são ótimos, mas nenhum candidato do PT pode abrir mão do papel de contraponto político. Precisa buscar a melhoria deles cada vez mais", disse Hamilton, ao afirmar que endossará o coro petista por meio de políticas inseridas no plano de governo de Edgar e nas ruas.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;