Nacional Titulo
Sarney Filho sobrevoa áreas de risco de queimadas nesta 2ª
Do Diário OnLine
26/11/2000 | 19:41
Compartilhar notícia


O ministro do Meio Ambiente, Sarney Filho, neste domingo para Roraima a fim de sobrevoar as áreas de risco de queimadas e os assentamentos rurais, já que em dezembro próximo, começa no estado o período da estiagem que se estende até março de 2001.

Técnicos do Ministério do Meio Ambiente e cientistas do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) acreditam que o período de seca nesta regiao poderá ser muito forte e que o índice de umidade será menor em relaçao aos anos anteriores, o que pode proporcionar e criar condiçoes para que haja novos incêndios florestais. "A minha ida para Roraima é justamente para reforçar as nossas açoes preventivas neste estado", explicou o ministro Sarney Filho.

A preocupaçao maior em relaçao ao estado de Roraima, segundo o ministro, é por causa do grande incêndio florestal ocorrido em 1998, e a massa que sobrou dessa queimada é altamente inflamável.

"Se o fogo atingir essa massa, ele se alastra com muita facilidade pelas trilhas que ainda existem do incêndio passado, além de queimar novas áreas", afirmou.

O Ministério do Meio Ambiente lançou, no ano passado, o Programa de Prevençao de Queimadas, que está sendo realizado pelo Ibama em parceria com o estado. Em 1999, os índices de focos de queimadas, em todo o Brasil, já foram menores se comparados com os de 1998. Este ano, o trabalho se intensificou e nao foi registrado nenhum incêndio florestal.

O programa conta ainda com a participaçao da comunidade e dos índios, que foram treinados e equipados com ferramentas para combater o incêndio. Ao todo serao 14 brigadas anti-fogo, com 2.700 pessoas. O Ibama disponibilizará, por três meses, dois helicópteros. Também foram distribuídas cartilhas de educaçao ambiental.

O Governo Federal já investiu no Programa, em todo o Brasil, mais de R$ 40 milhoes. Só para as açoes preventivas de incêndio florestais em Roraima foram liberados mais R$ 6 milhoes.

O ministro falou sobre as expectativas em relaçao ao Programa de Prevençao de Queimadas. "Nós estamos apreensivos porque o risco de incêndio é muito grande, mas nós estamos fazendo a nossa parte, nós estamos prevenindo. Essa é uma açao preventiva. É importante que o povo brasileiro saiba que nós nao podemos mais ficar só reagindo aos acontecimentos ambientais que ocorrem".

As informaçoes sao da Agência Brasil.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;