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Diadema produz fotorromance
Alessandro Soares
Da Redaçao
05/02/2000 | 15:58
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Um trabalho artístico que reúne fotografia e literatura com linguagem de história em quadrinhos surge no Grande ABC. O grupo Sítio 5.6, de Diadema, prepara o primeiro fotorromance da regiao, O Processo do Mergulho, que deverá ser lançado em brochura em dezembro deste ano. Nao se trata de uma fotonovela, ao contrário. A narrativa deste texto terá imagens próprias, com cenários produzidos na regiao, com atores locais e uma diagramaçao semelhante às graphic novels.

O projeto surgiu no Centro Cultural de Diadema, a partir do trabalho realizado na Casa de Fotografia. A primeira mostra desta iniciativa poderá ser vista a partir de 3 de março, no Centro Cultural Serraria, com a exposiçao Imago - A Poesia na Retina, que traz os primeiros roteiros seqüenciais fotografados em três ou quatro imagens, a gênese do fotorromance. A curadoria da mostra é de Paulo Alvarenga, Beth Brait e Marcos Venceslau. Nilton Tranquilino assina os storyboards. As fotografias sao de Analia Ricardo e Augusto Borrasca, que também escrevem roteiro, e Renata Rapacci. Radhi Oliveira completa o time de roteiristas da mostra.

O fotorromance é o próximo passo. "Estamos em fase de finalizaçao do roteiro. Este trabalho que será mostrado em Diadema é piloto e ainda tem correçoes a serem feitas", disse Paulo Alvarenga, coordenador do Sítio 5.6, e roteirista e fotógrafo do fotorromance O Processo do Mergulho. O grupo pretende trabalhar com escritores da regiao, como Maurício Flores, agente cultural do Centro Cultural de Diadema, autor do conto que dará origem à série de fotorromances, e nomes consagrados como Fernando Pessoa, Rubem Fonseca, Clarice Lispector, Lygia Fagundes Telles e Edgar Allan Poe.

O Processo do Mergulho conta as lembranças do marido de uma escritora, que tentou matá-lo e foi parar no hospício, onde morreu. A história se passa na casa onde vivia o casal, cheia de lembranças boas e más, como metáfora do inconsciente.

Terminada a fase do roteiro, o projeto entra na definiçao prévia das imagens. Em seguida, é a vez da escalaçao dos atores do Núcleo de Teatro de Diadema, dirigidos por Wilson Juliao, para compor o restante dos personagens. Ligia Borges e Maurício Santana já sao os protagonistas. A confecçao das imagens vem a seguir, com Paulo Alvarenga e Ricardo Spirlandelli. Finalizando, a diagramaçao, com os designers Wilma Sobral e André Pissolato.

O projeto do fotorromance tem como base teórica a tese de mestrado O Verbal e o Visual no Caso do Fotorromance, de Miriam Paula Manini, defendida no departamento de Multimeios da Unicamp. As bases práticas sao as seqüências do fotógrafo norte-americano Duane Michals. Suas photostories de pura ficçao e manipulaçao de imagens sao a antítese conceitual perfeita do trabalho que define a fotografia mundial: o registro do momento que passa, sem interferência na açao, baseado nos instântaneos do fotógrafo Henri Cartier-Bresson.

"Ambos têm em comum conceitos especiais dentro da história da arte, mas a filosofia em Duane Michals é mais exacerbada e a fotografia é o suporte ideal para manifestar suas idéias", afirma Alvarenga.




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