Internacional Titulo
Explosão em cinema da Índia deixa 20 feridos
Da AFP
14/08/2004 | 17:50
Compartilhar notícia


Cerca de 20 pessoas ficaram feridas neste sábado com a explosão de uma granada dentro de um cinema na cidade de Gauripur, no Estado de Assam (nordeste da Índia). O acidente acontece na véspera do dia em que se comemora a independência do país.

"O estado de alguns dos feridos é muito crítico, com múltiplos ferimentos no peito e na testa", disse um policial local. "Houve pânico generalizado depois da explosão", acrescentou ele.

Mais de 50 mil soldados estão em alerta em sete Estados do nordeste do país para garantir a segurança da região no Dia da Independência, disse um oficial militar. A polícia culpou a Frente Unida de Libertação de Assam, um grupo separatista que alega ter matado um soldado no dia 7 de agosto, pelo ataque.

Em novembro de 2003, rebeldes do nordeste fizeram um pedido conjunto de boicote a filmes produzidos na língua hindi (língua oficial do país), preocupados com a força dos filmes produzidos pela chamada Bollywood (indústria cinematográfica de Bombaim), que estariam afetando a cultura da região, que fica entre Bangladesh, Butão, Myanmar e o Tibet.

O filme que estava sendo projetado durante o ataque deste sábado foi produzido na língua bengali. O boicote não mencionava os filmes produzidos nessa língua, apesar de rebeldes terem atacado colonizadores bengali no passado.

Mais de 50 mil pessoas já morreram devido a movimentos insurgentes no nordeste da Índia desde a independência do país, ex-colônia da Grã Bretanha, em 1947.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;