Tecnologia Titulo Eleição
Não sabe em quem votar? Plataformas apontam candidatos com quem você dá mais “match”

Se você ainda está em dúvidas sobre quem merece seu voto, alguns aplicativos podem ajudá-lo 

Bianca Bellucci
Do 33Giga
28/08/2018 | 12:18
Compartilhar notícia


A tecnologia do Tinder para unir duas pessoas que mostraram interesse, o popular “match”, já foi usada para diferentes fins. No momento, o recurso está sendo utilizado para as eleições de 2018. É que, em outubro, os brasileiros terão que votar em seis cargos (presidente, governador, deputado federal, deputado estadual, primeira vaga de senador e segunda vaga de senador).

Se você ainda está em dúvidas sobre quem merece seu apoio em cada posição ou não tem ideia de em qual candidato votar, algumas plataformas podem ajudá-lo a encontrar seu match eleitoral.

Quer ficar por dentro do mundo da tecnologia e ainda baixar gratuitamente nosso e-book Manual de Segurança na Internet? Clique aqui e assine a newsletter do 33Giga

Ferramentas para eleições 2018

A primeira ferramenta foi desenvolvida pelo Iceberg, um site que monitora a gestão pública. Chamada de Calculadora de Afinidade Eleitoral 2018, o recurso compara suas posições políticas com as dos nove principais presidenciáveis.

Na prática, são 23 questões relacionadas a economia, energia, proteção social, segurança e educação. O internauta deve marcar se concorda, discorda ou está dividido em cada pergunta. No final, clique em “Calcular” e pronto! O site mostrará a porcentagem de compatibilidade com cada candidato.

A outra plataforma é a Match Eleitoral, criada pela Folha de S.Paulo. Ela cruza suas respostas sobre temas comportamentais, econômicos e políticos com o posicionamento dos candidatos à deputado federal e mostra quem combina mais com você. Porém, a ferramenta apenas mapeia quem quer concorrer a vaga em São Paulo.

Por enquanto, não há um serviço que analise os candidatos à deputado federal em todos os Estados. Mas uma ferramenta pode dar uma mãozinha. Quem me representa? aponta quais deputados já eleitos se parecem com você de acordo com as votações que ocorreram na câmara. A plataforma pode ser uma boa para filtrar quem quer se reeleger.

Leia mais
8values: teste aponta seus valores ideológicos e com que posicionamento político eles combinam
Vigie Aqui: extensão do Chrome destaca políticos investigados ou corruptos na internet
Fake News: por que a cultura das notícias falsas cresce no Brasil e o que fazer para identificá-las

Em época de eleição é sempre bom ficar atento às notícias falsas que podem circular na internet. Relembre alguns boatos populares:

 
 
<
>



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;