Cultura & Lazer Titulo Ponto de Cultura
Arca celebra uma década em Ribeirão Pires
Thiago Mariano
Do Diário do Grande ABC
10/04/2012 | 07:30
Compartilhar notícia
Divulgação


Comemorando dez anos de existência, a Arca (Associação Ribeirãopirense de Cidadãos Artistas) abre as portas a partir de hoje para apresentações que contemplam diversas linguagens artísticas, celebrando a multiplicidade de sua proposta na relação entre cidadãos e artistas de Ribeirão.

Teatro, dança, fotografia, contação de histórias e shows, além de oficinas e palestra, fazem parte da programação, que se estende para além da sede da Arca (Avenida Humberto de Campos, 576, Ribeirão Pires. Tel.: 4824-1884) e acontece também nas ruas da cidade e em Diadema. Toda a programação é gratuita.

"Buscamos mais que trabalhos artísticos. Nossa ação tem a ver com cidadania, mas vai além disso. Abordamos questões que temos enquanto cidadãos e levamos para a nossa arte", conta Fernanda Henrique de Souza, presidente da associação, que reúne, além de artistas, donas de casa, bancários e operários de fábrica.

"Temos diversos núcleos e todo mês fazemos algo ligado a uma linguagem. Todos somam na hora de organizar o evento, divulgar a Arca. Mesmo quem não cria arte tem sensibilidade artística para participar dela. Nosso foco é abranger a cidade, quanto maior for o coletivo, melhor é a diversidade dentro do espaço."

Artistas da cidade e de outros municípios integram o calendário, entre os destaques está 'Mais Simples Seria Não Começar', que a Cia Aporia, de alunos da formação 12 da Escola Livre de Teatro de Santo André exibem nos dias 21 e 22, com ingressos limitados a 15 lugares com distribuição uma hora antes.

OFICINAS
Além dos espetáculos, oficinas de iluminação cênica, ritmos populares e de manutenção e confecção de bonecos gigantes estão gratuitamente à disposição do público. Mais informações no site www.arca-cidadaosartistas.blogspot.com.

Programação

Ensaio aberto do espetáculo de dança 'Alice Através do Espelho'. Hoje, às 20h, na sede da Arca.

Contação de histórias 'Passarim', com a Cia Caixote de Rua. Dia 13, às 15h, no Centro Cultural Promissão (Rua Pau do Café, 1.500, Diadema).
Feira de economias e culturas solidárias e criativas. Dia 14, das 14h às 18h, na Praça Central.

Intervenção cênica 'Bandido é Quem Anda em Bando', da Cia dos Inventivos. Dia 14, às 16h, no entorno da estação de trem de Ribeirão Pires.

Show com a banda Izê Mangolô. Dia 14, às 20h, na sede da ARCA.

Show com a banda Camiranga, às 17h, e show da banda Fumbica, às 19h. Dia 15, na sede da Arca.

Abertura da exposição fotográfica 'Arca: Dez Anos de (R)Existência' e intervenção teatral com Léo Andrade, Mariana Vilela e Elza Martins. Dia 16, a partir das 19h, na sede da Arca.

Apresentação do espetáculo teatral 'O Mais Simples Seria não Começar', da Cia Aporia. Dia 21, às 20h e dia 22, às 19h, na sede da Arca,

Palestra Contaminações entre a Crítica e a Curadoria: Em Busca de Ações nos Territórios das Artes do Corpo, com Rodrigo Monteiro. Dia 29, às 18h, na sede da Arca.

Roda de culturas populares 'Toadas a Trovadas'. Dia 27, às 15h, no Centro Cultural Promissão (Rua Pau do Café, 1.500, Diadema).

Festival de rua. Dia 28, a partir das 16h, com saída da sede da ARCA.

 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;