Internacional Titulo
Coalizao esquerdista quer ampliar poder no Uruguai
Do Diário do Grande ABC
10/05/2000 | 17:25
Compartilhar notícia


No próximo domingo, a esquerda, por meio da coalizao Frente Ampla, tentará ampliar seu poder com as eleiçoes para prefeito nos 19 departamentos do Uruguai e suas juntas, os legislativos locais. A Frente, uma coalizao que agrega um amplo leque esquerdista, com forte acento marxista, tem assegurada, segundo pesquisas, a prefeitura da capital, Montevidéu. Ali vivem 40% dos 3,2 milhoes de uruguaios e é o ponto nevrálgico das atividades econômicas, bancárias e financeiras.

As pesquisas dao aos frentistas 63% das intençoes de voto, contra 20% para os colorados e 11% para o partido Nacional, ou Blanco. Os esquerdistas estao jogando todo seu prestígio para conquistar a prefeitura de Canelones, um dos mais atrativos balneários do Uruguai, de grande vocaçao turística.

Os estudos dao conta ainda que o Partido Nacional deve vencer nos departamentos de Paysandu, Maldonado e Cerro Largo. No interior do país tem prevalecido os partidos tradicionais. Se a esquerda conseguir vencer em um departamento como Canelones se fortalecerá para as eleiçoes presidenciais de 2004.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;