Política Titulo Cena Política
Turco é nome discutido pelo PT para 2020
Fabio Martins
16/08/2018 | 07:22
Compartilhar notícia


Deputado estadual e postulante à reeleição, Luiz Turco (PT), com base em Santo André, é nome discutido nos bastidores do partido para encabeçar o projeto petista à Prefeitura em 2020 – na sucessão do prefeito Paulo Serra (PSDB). Em evento no Sindicato dos Rodoviários do ABC, realizado em solo andreense com as participações do ex-chefe do Executivo Carlos Grana (PT) e do pleiteante petista ao governo de São Paulo, Luiz Marinho, o parlamentar teve o nome chamado pela plateia correligionária: “Luiz Turco para prefeito”, gritaram militantes. O plano de lançar Turco na empreitada majoritária já era cogitado antes da derrota acachapante de Grana no páreo de 2016. O deputado era cotado como possível sucessor, mas o revés de Grana, que bancou Turco em 2014 em sua primeira disputa por cargo eletivo, havia amortecido essa ideia. Fato é que dois episódios são considerados essenciais por essa corrida: a renovação do mandato nas urnas – ele obteve 78,6 mil votos há quatro anos –, portanto, passaria pelo atual processo e o índice de aceitação de Paulo Serra às vésperas do ano eleitoral.  

Placa de mudança na Educação 

 Em nova movimentação na Educação de Santo André, a cúpula do Paço, chefiada pelo prefeito Paulo Serra (PSDB), nomeou formalmente na terça-feira Silvia Regina Grokowski Baldijão para o cargo de diretora de departamento na diretoria de Educação Infantil e Fundamental, substituindo efetivamente Marcia Godinho Stangini, que estava na mira de críticas de profissionais do setor. Há informações de que o aval para a indicação de Silvia teria partido da ex-titular da secretaria Cleide Bochixio, hoje número dois da área no governo do Estado e ainda cotada a retornar para Santo André. O Diário já havia antecipado a entrada de Gilzane Santos Machi no posto de secretária adjunta da Pasta, comandada pela ex-vice-prefeita Dinah Zekcer (PTB).

Presença de Kassab

 Um dos nomes apoiados no pleito pelo prefeito Paulo Serra (PSDB), de Santo André, Ailton Lima (PSD), ex-secretário de Desenvolvimento Econômico e candidato a deputado federal em outubro, articula plenária na cidade entre o fim de agosto e começo de setembro com a presença do ex-prefeito da Capital Gilberto Kassab, maior liderança da sigla e ministro da Ciência e Tecnologia do governo Michel Temer (MDB). Prefeiturável em 2016 – quando obteve 49,9 mil votos –, Ailton é postulante a uma cadeira em Brasília ao lado do ex-vereador de São Caetano Fabio Palacio e do vice-prefeito de São Bernardo Marcelo Lima.

 Zuzinha retornando 

 Candidato ao Senado na chapa do governador de São Paulo, Márcio França (PSB), o vereador paulistano Mário Covas Neto, o Zuzinha (Podemos), voltará à região neste mês para realizar agenda de campanha. A ideia é confirmar atividade em Santo André para o dia 31 de agosto. A candidatura de Zuzinha – a uma das duas vagas deste ano ao cargo – foi registrada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral). Chamou a atenção que o nome de urna do postulante do Podemos será Mário Covas, a mesma descrição que era usada pelo pai e ex-governador do Estado, que comandou São Paulo entre 1995 e 2001. 

 Pito de Marilandia 

 No ato realizado no Sindicato dos Rodoviários do ABC, em Santo André, na terça-feira, a primeira suplente do candidato petista ao Senado Jilmar Tatto – ex-secretário de Transportes das gestões petistas da Capital –, Professora Marilandia Frazão, deu um leve puxão de orelhas na organização do partido no momento em que utilizou o microfone. Militante do Movimento Negro, Marilandia cobrou a presença de negros e mulheres na linha de frente da legenda. Segundo ela, “precisamos enegrecer o PT”. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;