Internacional Titulo
Cientista alerta para tecnologia descontrolada
Do Diário do Grande ABC
13/03/2000 | 15:08
Compartilhar notícia


Bill Joy, um dos cientistas mais respeitados do Silicon Valley, pólo de alta tecnologia norte-americano, advertiu seus colegas sobre os riscos de um desenvolvimento descontrolado da tecnologia. Joy é chefe do departamento de pesquisa da Sun Microsystems.

``As tecnologias do século XXI - genética, nanotecnologia e robótica - sao tao poderosas que podem dar origem a uma nova categoria de acidentes e abusos', escreveu Joy na revista americana ``Wired'. No texto de 13 páginas Joy ainda diz que ``pela primeira vez, esses acidentes e abusos estao cada vez mais ao alcance de indivíduos e pequenos grupos, que nao precisarao de muitos recursos nem de matérias-primas raras'.

Esse tipo de advertência é freqüente entre estudiosos das ciências sociais, mas nao costuma ser feito por autoridades das novas tecnologias, particularmente no Silicon Valley, um reduto da indústria de informática e da Internet.

Bill Joy criou uma das primeiras versoes do sistema operacional Unix, para computadores de grande porte, quando ainda era estudante na Universidade da Califórnia. Ele também participou do desenvolvimento da linguagem Java. É um dos fundadores do grupo americano Sun Microsystems, especialista em redes de informática, e co-presidente de uma comissao sobre o futuro da pesquisa em tecnologias da informaçao.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;